Projeto de capacitação, prevenção e repressão da violência contra a mulher é selecionado para o Innovare (TJSE – 22/08/2014)

“Capacitação, prevenção e repressão: viver sem violência é um direito de todas as mulheres” é o nome do projeto, da Juíza Camila da Costa Pedrosa, selecionado para o Innovare, que visa identificar, premiar e divulgar práticas inovadoras do universo jurídico. Dando continuidade ao projeto, iniciado no ano passado, acontecerá, na próxima sexta-feira, 29/08, o I Seminário sobre a Lei Maria da Penha, às 8 horas, no auditório do Fórum de Tobias Barreto.

Durante o evento, haverá o lançamento do Ano II do projeto que, inicialmente, capacitou 320 professores da rede pública de Tobias Barreto sobre o tema violência contra a mulher, no dia 4 de novembro de 2013. “A partir disso, eles tiveram mais subsídios para repassar o conhecimento aos alunos. Também elaboramos e distribuímos com as escolas uma cartilha com informações sobre o tema e sugestões de atividades para os alunos”, informou a Juíza Camila Pedrosa.

Projeto selecionado para o Innovare terá continuidade na próxima sexta

Camila Pedrosa, Juíza Titular da 1ª Vara Cível de Lagarto. (Foto: TJSE)

Além disso, a magistrada organizou um concurso de redação, com o tema violência contra a mulher, para os alunos do ensino fundamental e médio, com três categorias: a primeira para alunos do 6º e 7º anos; a segunda para 8º e 9º anos; e a terceira para o ensino médio. Foram inscritas 2.250 redações e 75 classificadas. Os terceiros lugares de cada categoria ganharam smartphones, os que ficaram em segundo tablets e os alunos do primeiro lugar notebooks. A solenidade de premiação aconteceu em dezembro.

“Eu planejava fazer um projeto assim quando recebi um ofício da Juíza Coordenadora da Mulher, Adelaide Moura, próximo aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, perguntando aos Juízes se tínhamos alguma prática nesse sentido. Então, a ideia cresceu e se transformou nesse projeto”, relembrou a Juíza, dizendo que a seleção para o Innovare é uma alegria. “Fiquei muito feliz, mas já me sentia premiada pelo trabalho dos professores, que fizeram a diferença na comunidade. Se o prêmio vier será ótimo porque teremos mais visibilidade e apoio”, comentou Camila Pedrosa, que mesmo estando como Juíza Titular da 1ª Vara Cível de Lagarto continua desenvolvendo o projeto em Tobias Barreto.

A lista dos finalistas para o Innovare está prevista para ser divulgada em outubro e o resultado final em dezembro.

Seminário

O I Seminário sobre a Lei Maria da Penha acontecerá na sexta-feira, 29/08, às 8 horas, no auditório do Fórum de Tobias Barreto. Haverá palestra com a advogada Luciana Barroso, do Centro Regional Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cream), sobre “O que mudou com a Lei Maria da Penha” e depois com o Juiz Pablo da Luz, sobre “Aplicabilidade da Lei Maria da Penha”. Em seguida, será apresentado o projeto selecionado para o Innovare e o lançamento do Ano II.

Acesse no site de origem: Projeto selecionado para o Innovare terá continuidade na próxima sexta (TJSE – 22/08/2014)