Promotora de Justiça ministra palestra em curso de extensão sobre discriminação por gênero (MPPI – 13/12/2016)

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), em parceria com o Ministério Público Estadual (MP –PI) e a Coordenadoria Estadual de Políticas Para Mulheres (CEPM), realiza, nos dias 9 e 10 de dezembro, o Curso de Extensão “Sensibilizando sobre violência feminina e Discriminação por Gênero”.

Com o objetivo de aprofundar os debates quanto às políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, o curso traz palestras de especialistas nas áreas de prevenção, assistência, proteção e combate.

Pessoas em auditório durante palestra

No primeiro dia de palestras, a promotora de Justiça Amparo Paz, da 10ª Promotoria de Justiça – órgão integrante do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), abordou os aspectos jurídicos do combate à violência.

Foram tratados os temas: Tipos penais da violência de gênero e violência doméstica; Violência contra as mulheres e aspectos do direito da Família – violência conjugal, Lei Maria da Penha: teoria e prática; e Estupro: aspectos gerais e legais, estupro coletivo e cultura do estupro.

A promotora Amparo Paz destaca a relevância dessa discussão no âmbito acadêmico. “Esse debate, devendo ser amplamente disseminado por toda a sociedade, é fortalecido no meio acadêmico, porque a comunidade científica tem muito a contribuir para a luta. A desconstrução da cultura do machismo e da violência só é possível com educação e conhecimento, então é isso que nós pretendemos fazer aqui”, comenta.

Estiveram presentes no evento o reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Nouga Cardoso; o pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, Raimundo Dutra; e a coordenadora estadual de Políticas para Mulheres (CEPM), Halda Regina.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Acesse no site de origem: Promotora de Justiça ministra palestra em curso de extensão sobre discriminação por gênero (MPPI – 13/12/2016)