Psicólogos podem auxiliar investigação em casos de violência sexual (TJPA – 19/10/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Reunião realizada a pedido da CEIJ discutiu o tema na última sexta-feira, 16

Para avaliar de que forma a psicologia pode auxiliar o procedimento investigatório nos casos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes, membros da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) participaram de reunião no auditório do Conselho Regional de Psicologia (CRP). O encontro ocorreu na última sexta-feira, 16.

A ideia é que, consequentemente, os psicólogos auxiliem as ações penais acerca de crimes sexuais por meio da emissão de documentos oficiais. Foi público-alvo do encontro o grupo de psicólogas da Rede de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual da Comarca de Belém.

A reunião, criada a pedido da CEIJ, faz parte dos encontros oficiais do Grupo de Trabalho da Rede de Atendimento, formado pelo TJPA, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Polícia Civil e Pro Paz. Na ocasião, também foram discutidas propostas para o reordenamento do fluxo de atendimento às vítimas, para que, além de prestar apoio e acolhimento, a rede também seja capaz de auxiliar a instrução processual, com os instrumentais pertinentes.

Participaram da reunião, além da CEIJ, representantes dos serviços de psicologia do Pro Paz Integrado, da Vara de Crimes contra Crianças e Adolescentes de Belém, do Ministério Público (MP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da própria equipe do CRP.

O Grupo continuará a se reunir mensalmente, até o final deste ano, a fim de elaborar um documento oficial com sugestões e propostas para o fortalecimento da Rede de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: Anna Carla Ribeiro

Acesse no site de origem: Psicólogos podem auxiliar investigação em casos de violência sexual (TJPA – 19/10/2015)