Quanto custa a violência sexual contra meninas? (EBC Rádios – 26/11/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A campanha aborda as consequências da cultura de tolerância à violência sexual mantida no Brasil

Quanto custa a violência sexual contra meninas? Esta campanha está sendo promovida pela Plan International Brasil, uma organização humanitária internacional pelos direitos da criança e do adolescente. A iniciativa faz um alerta para o país.

Para falar sobre o assunto, o Revista Brasil desta quinta- feira (26), entrevistou a gerente de Marketing e Comunicação da Ong Plan International Brasil, Monica Sousa. Ela explica que a iniciativa “Quanto Custa?” faz parte de uma onda mundial de debates sobre violência sexual que ganhou força no final de 2012, quando ocorreram diversos atos praticados de violência contra meninas.

Ouça aqui o áudio da matéria: Quanto custa a violência sexual contra meninas?

Ela diz que o “Quanto custa?” vem pra quantificar de verdade quanto custa essa violência contra meninas no aspecto psicossocial, emocional e também no aspecto econômico para todas as nações: “o que a gente sabe é que custa caro, para essas vítimas as consequências são inestimáveis e geram danos para o resto da vida delas”, explica.

E acrescenta: “70% das vítimas de estupros são crianças e adolescentes com até 13 anos de idade. No Brasil, hoje em dia têm 500 mil casos de estupros anuais, e só 10% desses 500 mil são notificados. Então só 50 mil casos são notificados. O que a gente quer fazer com essa campanha é exatamente quebrar esse silêncio”. Monica Sousa explica ainda que esses casos são geralmente feitos por conhecidos, dentro da própria casa: “é um padrasto, é um avô, um conhecido do pai ou o próprio pai”, explica.

A entidade tem uma cartilha que explica como identificar a violência sexual e o passo-a-passo da denúncia. Para acessar a cartilha clique aqui.

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.

Acesse no site de origem: Quanto custa a violência sexual contra meninas? (EBC Rádios – 26/11/2015)