Rede de Frente recebe Selo de Práticas Inovadoras (TJMT – 13/03/2017)

A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Barra do Garças (a 509km de Cuiabá) e Pontal do Araguaia (a 512 km da capital) recebeu o ‘Selo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) de Práticas Inovadoras’ em 2017. A cerimônia ocorreu no último dia 8 de março, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo (SP).
 
Ao todo foram mais de 30 inscrições em todo o Brasil e a Rede de Frente, como também é conhecida, foi uma das três selecionadas. Recebem o Selo aquelas iniciativas com práticas desenvolvidas e que transforme os cenários de vulnerabilidade à violência, difundindo o conhecimento produzido por e para profissionais de segurança pública.
Para o juiz Wagner Plaza Machado Junior, um dos idealizadores da rede, receber esse prêmio foi muito emocionante. “Ser reconhecido nacionalmente é muito gratificante principalmente por ser um projeto que tem dado bons frutos. É isso o que vale a pena no nosso trabalho. Hoje a gente vê que as mulheres se sentem mais empoderadas, denunciam mais seus agressores”.
 
Participaram da solenidade, além do juiz, a defensora pública Lindalva de Fátima Ramos, a representante da Polícia Judiciária Civil e atual presidente da Rede, Andrea Guirra, Josiane Emília da Silva, do Conselho Municipal da Mulher e o coordenador de saúde mental de Barra do Garças, Eduardo. 
 
A Rede de Frente foi criada em 2013 e conta com mais de 40 instituições parceiras que trabalham com foco na humanização e tratamento à mulher vítima de violência doméstica e também auxiliar na recuperação dos agressores.
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Acesse no site de origem: Rede de Frente recebe Selo de Práticas Inovadoras (TJMT – 13/03/2017)