Referência: Comitiva de SC visita Vara de Medidas Protetivas (TJMS – 19/06/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Uma comitiva de Santa Catarina esteve nesta sexta-feira (19) em Campo Grande para conhecer o trabalho pioneiro do Judiciário sul-mato-grossense e visitou a Casa da Mulher Brasileira, onde está instalada a 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, conhecida como Vara de Medidas Protetivas.

O Des. Ruy Celso Barbosa Florence, acompanhado do juiz Valter Tadeu Carvalho, que atua na Vara, recepcionou as autoridades e falou sobre o funcionamento dos trabalhos, seus desafios e as conquistas alcançadas. Ruy Celso, responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de Violência Doméstica e Familiar em MS, explicou a importância da visita das autoridades catarinenses.

“Temos duas iniciativas pioneiras aqui. Uma é a Casa da Mulher Brasileira e a outra é a Vara de Medidas Protetivas, que é a primeira e única no país. Eles vieram justamente conhecer esse trabalho e é muito importante que sirvamos de modelo. Vão copiar nossos acertos, evitar nosso erros, e é muito bom, pois farão a difusão do nosso trabalho em nosso país”, comentou Ruy Celso.

A Desa. Salete Silva Sommariva, coordenadora do Núcleo da Execução Penal e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Florianópolis (SC), contou que a inauguração da primeira Casa da Mulher Brasileira causou admiração por ser um projeto grandioso. Ela confidenciou que o fator de haver uma Vara de Medidas Protetivas aguçou ainda mais a vontade de vir a Mato Grosso do Sul.

“Temos um problema de medidas protetivas no país todo. É uma situação atípica em relação a outros delitos, outros fatos. E quando soubemos dessa inovação do Judiciário de MS, a existência da Vara de Medidas Protetivas nos trouxe mais disposição e vontade de conhecer o modelo e, quem sabe, implantar em Santa Catarina”, contou.

Depois de conhecer a estrutura da Casa da Mulher Brasileira, a comitiva reuniu-se com o Des. Ruy Celso, o juiz Valter Carvalho, a subsecretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres Luciana Azambuja Roca, a delegada da DEAM Marília Brito Martins, a secretária municipal de Campo Grande Liz Derzi, a coordenadora da Casa pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Eloísa Castro Berro, além de representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Além da desembargadora, estiveram em MS a deputada estadual e Coordenadora da Bancada Feminina da ALSC Dirce Heiderschedt; Valeria Cabral Carvalho, assessora parlamentar da deputada Ana Paula Lima; a delegada Patricia Zimmermann D’Avila, coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente e à Mulher; Emanuella Christian Wolff, da secretaria de Assistência Social do Município de Jaraguá do Sul (SC), Célia Fernandes, coordenadora estadual de Políticas para Mulheres de SC, e outros assessores.

Acesse no site de origem: Referência: Comitiva de SC visita Vara de Medidas Protetivas (TJMS – 19/06/2015)