Ronda Maria da Penha fortalece combate à violência doméstica em todo o estado (Acorda Cidade – 06/03/2018)

Em Feira de Santana, 180 mulheres recebem a proteção da Ronda.

Presente em Salvador e mais oito grandes cidades da Bahia, com núcleos de apoio às mulheres que sofrem de violência, a Ronda Maria da Penha está se fortalecendo em todo o estado. A informação é da coordenadora estadual do programa, a major da Polícia Militar Denise Santiago. Em Feira de Santana, 180 mulheres recebem a proteção da Ronda.

“A Ronda Maria da Penha foi criada pelo Governo do Estado, em oito de março de 2015. A partir daí começamos a interiorização dessa política, que visa proteger as mulheres vítimas de violência doméstica e possui medidas protetivas de urgência deferidas. Mas é importante que as mulheres entendam que elas precisam solicitar a medida protetiva junto à delegacia”, informou Denise Santiago.

Segundo a major, o programa atua em Salvador, Juazeiro, Paulo Afonso, Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista, Sobradinho, Campo Formoso e Senhor do Bonfim. “A recomendação do nosso comandante-geral é que a Ronda Maria da Penha faça uma capacitação com o efetivo dessas cidades para que a gente tenha policiais militares preparados, motivados e mobilizados à proteção e o atendimento das mulheres”.

Ainda conforme Denise Santiago, a violência sempre existiu. No entanto, após a criação da Lei Maria da Penha, em 2006, as mulheres estão tendo mais coragem de denunciar.

“A sociedade só costuma discutir a violência física, mas a Lei Maria da Penha, no seu artigo sétimo, traz cinco tipos de violência: a moral, patrimonial, sexual, psicológica e física. A psicológica eu reputo como a pior de todas, pois é uma agressão silenciosa que está com a mulher talvez desde o primeiro dia do namoro até chegar ao feminicídio”, destacou.

Laiane Cruz com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Acesse no site de origem: Ronda Maria da Penha fortalece combate à violência doméstica em todo o estado (Acorda Cidade – 06/03/2018)