RS registrou oito crimes contra a mulher por hora no 1º semestre de 2015 (Gaúcha – 30/07/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Na comparação com 2014, ocorrências tiveram redução de menos de 1%

O Rio Grande do Sul registrou 35,8 mil ocorrências de violência contra a mulher nos seis primeiros meses de 2015, o que corresponde a uma média de mais de oito crimes por hora. Na comparação com o mesmo período do ano passado, os casos de ameaça, lesão corporal, estupro, femicídio (assassinato de mulher) e femicídiotentado (tentativa de assassinato) tiveram baixa de 0,88%. Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

O estupro teve a maior redução de 54,5%. Foram 601 registros de janeiro a junho de 2014, contra 274 neste ano. Porto Alegre teve 31 casos, enquanto no ano passado foram 130 no mesmo período.

Já o femicídio tentado registrou aumento de 23,5% – de 140 para 170 casos. Porto Alegre, Passo Fundo e Canoas aparacem na frente no ranking com maior número de ocorrências. Os femicídios consumados se mantiveram em 40, quatro deles foram na Capital.

A queda dos casos de ameaças e lesão corporal também foi tímida. Ainda são 22,5 mil casos de ameaças no Estado, redução de 0,05%. Também foram registrados 12,7 mil agressões, 0,1% a menos do que no ano anterior. As cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria apresentam o maior número de ocorrências de lesão corporal.

Secretaria de Segurança comemora redução nos índices 

O Diretor do Departamento de Gestão Estratégica Operacional da Secretaria de Segurança, tenete-coronel Luiz Dulinski Porto, comemora a redução dos números e alega que as ações da pasta estão surtindo efeito.

“Uma queda de 1% já é uma grande vitória. Nós trabalhamos com uma conjuntura social que não muda de um ano para o outro. Isso é sim significativo e mostra que as nossas políticas estão apontando para um direcionamento correto”, destaca.

Ele ainda explica que o aumento nos números do femicídio tentado também representam que a rede de atendimento está conseguindo agir antes que o crime seja consumado.

Confira abaixo o ranking das cidades que mais registraram crimes contra mulheres:

Acesse no site de origem: RS registrou oito crimes contra a mulher por hora no 1º semestre de 2015 (Gaúcha – 30/07/2015)