‘Salve Jorge’ mostra o drama de mulheres que são vítimas do tráfico de pessoas (O Dia – 08/10/2012)

O sonho de uma vida melhor vai virar pesadelo para um grupo de belas mulheres em ‘Salve Jorge’, próxima novela das 21h da Globo. Iludidas com a possibilidade de juntar muito dinheiro em pouco tempo trabalhando no exterior, as personagens de Nanda Costa, Carolina Dieckmann, Paloma Bernardi e Lucy Ramos serão vítimas da máfia do tráfico de pessoas, tema principal da nova obra de Gloria Perez.

Atriz sofrerá na trama (Foto: Divulgação)
Atriz sofrerá na trama | Foto: Divulgação

 
“Me interessei pelo tema e fui atrás”, conta a autora. “É uma forma de escravidão. A trama abordará o tráfico para diferentes fins: sexual, trabalho doméstico e adoção ilegal. É uma campanha de esclarecimento”, define.

Nanda também será traficada (Foto: Divulgação)
Nanda também será traficada | Foto: Divulgação

 
Mãe solteira que mora no Complexo do Alemão, a protagonista Morena (Nanda Costa) cairá na rede do tráfico humano ao aceitar uma proposta para trabalhar, por seis meses, como dançarina na Turquia. O ‘negócio’ é comandado por Lívia (Claudia Raia), a vilã da história, que se apresenta como agenciadora de talentos. “Morena é muito sonhadora, resolve buscar uma vida melhor e, quando aparece essa oportunidade, ela acha que vai ser bom, mas é enganada”, conta Nanda.

Atriz será a grande vilã da novela (Foto: Divulgação)
Atriz será a grande vilã da novela | Foto: Divulgação

 
Na Turquia, onde ficou por 45 dias, a atriz gravou cenas de fuga de sua personagem, perseguida por traficantes. A sequência só deve ser exibida depois do capítulo 50. “Ainda não fiz cenas de violência, mas a ideia não é mostrar isso, e sim alertar outras meninas para que não caiam nessa armadilha”, resume ela, que leu livros e assistiu a filmes sobre o tema. “Também conversei com um pai que teve uma filha traficada, e uma vítima desse golpe. É muito triste”.

As cenas são tão fortes que Carolina Dieckmann já chorou por 20 minutos após uma gravação. Sua personagem, Jéssica, apanha, é estuprada e deve morrer por volta do capítulo 45. Enganada por Wanda (Totia Meirelles), braço direito de Lívia, ela viaja para a Espanha acreditando que vai trabalhar como balconista.
“É o papel mais dramático que já fiz. Mais do que a Camila (que tinha leucemia em ‘Laços de Família’). Saio esgotada. Tenho que segurar a emoção, às vezes, para não chorar no meio da cena”, revela.

Dramas e depoimentos de vítimas

A personagem de Carolina Dieckmann vai aparecer aos poucos na trama, por causa das cenas mais dramáticas. “Jéssica não entra no capítulo inteiro. A história dela vai mostrar o que pode acontecer com a Morena quando ela cair na rede do tráfico”, explica.

Novela vai falar do tráfico de pessoas | Foto: Divulgação
Novela vai falar do tráfico de pessoas | Foto: Divulgação

 
Rosângela, vivida por Paloma Bernardi, será enganada e vai parar em Madri, achando que fará carreira de modelo. Para sobreviver, ela vai se aliar aos traficantes. “Fui a prostíbulos para ver como vivem as garotas de programa”, conta.

Lucy Ramos também está em 'Salve Jorge' | Foto: Divulgação
Lucy Ramos também está em ‘Salve Jorge’ | Foto: Divulgação

 
Sheyla (Lucy Ramos) é outra menina do Alemão que vai parar na Turquia, vítima do tráfico humano. “Morena tenta fugir, mas Sheyla acaba se adaptando”, revela a atriz. Como em outras novelas de Gloria Perez, haverá no meio dos capítulos depoimentos de vítimas e parentes de meninas traficadas.

Por Paulo Ricardo Moreira

 
Acesse no site de origem: ‘Salve Jorge’ mostra o drama de mulheres que são vítimas do tráfico de pessoas (O Dia – 08/10/2012)