São Caetano lança programa de prevenção à violência (Diário do Grande ABC – 31/05/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

As secretarias de Educação e Segurança Pública de São Caetano lançaram ontem programa de prevenção à violência nas escolas municipais. A ação tem como objetivo conscientizar os jovens para diminuir todas as formas de violência.

O Programa de Prevenção à Violência nas Escolas está em conformidade com o Plano Municipal de Educação. Além das secretarias citadas, a iniciativa conta com a participação da GCM (Guarda Civil Municipal) e de outros órgãos da cidade.

As 20 instituições de Ensino Fundamental e Médio da cidade vão receber palestras da para professores, pais e estudantes, apresentação de teatro de fantoches e treinamento para os porteiros. Serão discutidas diferentes formas de violência, como doméstica, simbólica, contra o patrimônio e física.

Conforme a secretária de Educação do município, Ivone Braido Voltarelli, o projeto é necessário porque o problema tem crescido nos últimos anos. “Nossas escolas já foram mais seguras. Não adianta fingir que não está acontecendo, porque está sim e preocupa professores e diretores. Então, temos que tomar iniciativas.”

As drogas e o crime organizado também são fatores que aumentam os casos de violência, de acordo com o secretário de Segurança Pública da cidade, Marco Antonio Álvares Barreiras. “Se não nos organizarmos, o crime vai usar as redes sociais e os menores nas escolas. Temos que barrar isso com ações preventivas.”

Além de ampliar a segurança dos alunos, o programa também vai ajudar no aprendizado. “Não é difícil ouvir alguém falando que não quer ir para a escola porque tem medo. Quando há segurança, os alunos vão para as aulas com mais prazer porque se sentem amparados”, afirma a secretária de Educação.

O programa também visa oferecer subsídios e suportes para as escolas que já enfrentam problemas, levantar indicadores na cidade e aproximar a comunidade escolar e familiar para combater a violência.

Natália Scarabotto
Especial para o Diário

Acesse no site de origem: S.Caetano lança programa de prevenção à violência (Diário do Grande ABC – 31/05/2016)