São José dos Pinhais terá um Núcleo Integrado de Prevenção para mulheres vítimas de violência (Pref. SJP – 11/12/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Foi realizada na última semana (07/12), no Gabinete de Gestão Integrada de São José dos Pinhais (GGI-SJP), reunião entre representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícias Civil e Militar, Conselho Comunitário de Execuções Penais e da Prefeitura do Município para a criação de um Núcleo Integrado de Prevenção e Atenção à Mulher Vítima de Violência.

A reunião foi promovida pelo secretário de Governo e secretário Executivo do GGI-SJP, Adriano Mühlstedt, e pelo juíz responsável pela 3ª Vara Criminal, Augusto Gluszczak Junior, e contou ainda com a presença do promotor Tiago Pinheiro, do Comandante do 17° Batalhão tenente coronel Willian Kuczynski, do capitão Periguary Dias Fortes que é o comandante da 1ª Cia de São José dos Pinhais, além de Arthur Atolini e Rafaela Nadolny da Delegacia da Mulher, Mariângela Esperança da 1ª DRP e João Carlos Ribeiro do Conselho Comunitário de Execuções Penais.

Reunião debate a criação de núcleo de prevenção e atenção à mulher em situação de violência (Foto: Divulgação/PMSJP)

Reunião debate a criação de núcleo de prevenção e atenção à mulher em situação de violência (Foto: Divulgação/PMSJP)

Os secretários municipais de Saúde, Brasilio Vicente de Castro Filho, e de Assistência Social, Imar Augusto, apresentaram alguns dos serviços já existentes em São José dos Pinhais que são referentes à Política de Atendimento à Mulher, bem como relataram procedimentos que ainda precisam ser aprimorados. Na ocasião, o diretor da Guarda Municipal (GM), Samarone Bueno, colocou a estrutura da GM à disposição do Núcleo.

Para Adriano Mühlstedt, São José dos Pinhais possui uma rede de atenção às demandas de violência contra a mulher já estruturada, com serviços de Saúde e Assistência Social disponíveis à população, mas as estatísticas e estudos apontam a necessidade de uma maior articulação e integração entre os serviços municipais, o Poder Judiciário, o Ministério Público e as forças policiais.

“Além de toda essa estrutura e mobilização é necessário ampliar a comunicação sobre estes serviços para a sociedade. Esta boa vontade entre todos os setores da Prefeitura envolvidos com esta política e o bom diálogo institucional com os demais órgãos e poderes é uma marca da gestão Setim, o que possibilitará o sucesso de mais essa iniciativa”, destacou Adriano.

O Núcleo Integrado de Prevenção e Atenção à Mulher Vítima de Violência funcionará no andar térreo do recém inaugurado prédio que abriga a 3ª Vara Criminal de São José dos Pinhais, na Rua Visconde do Rio Branco, nº 2.788. A implementação do Núcleo será efetivada numa parceria entre o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio do Gabinete de Gestão Integrada. A inauguração do Núcleo está prevista para janeiro de 2016.

Na reunião representantes da Atenção Especializada da Assistência Social e servidores responsáveis pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), da Casa de Alice, serviço de acolhimento de mulheres vítimas de violência e ameaças, do Centro Integrado de Atenção à Mulher (CIAM) e do Programa Sentinela.

Acesse no site de origem: São José dos Pinhais terá um Núcleo Integrado de Prevenção para mulheres vítimas de violência (Pref. SJP – 11/12/2015)