Secmulher-PE realiza ações para os 16 dias de ativismo (Sec da Mulher/Gov.PE – 24/11/2016)

A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) realiza diversas atividades para os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Trata-se de um momento de mobilização global pela prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Na próxima sexta-feira (25), a SecMulher-PE lança a reedição da Campanha Basta de Violência contra a Mulher. Paralelo à campanha, a Secretaria vêm realizando ações de prevenção e de enfrentamento da violência de gênero por todo o Estado. Nesta quarta-feira (23) foi realizado o encontro com os 36 Centros Especializados de Atendimento as Mulheres em Situação de Violência da Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste. O evento aconteceu no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim-PE).

Na sexta-feira (25), será realizada a apresentação da reedição da Campanha Basta de Violência no Fórum de Gestoras do Semi-Árido, em Arcoverde. Seguindo a programação, no dia 6 de dezembro, será a vez do Seminário de Formação e Avaliação da Patrulha Maria da Penha que atua na Região Metropolitana do Recife e Interior. Fechando a programação dos 16 dias de ativismo, nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, será realizado o Cine SecMulher-PE. Trata-se de uma ação de formação que será feita com as detentas das colônias penais de Abreu e Lima, Recife e Buíque.

As ações para o enfrentamento da violência acontece por todo o estado. Em Fernando de Noronha, foi realizada formação com a Rede de Atendimento as Mulheres em situação de Violência, com participação do Organismo de Políticas para as Mulheres, Saúde, Educação, Segurança Pública e Assistência Social. Uma equipe técnica fez abordagem nas pousadas e restaurantes da ilha levando material informativo.

A política de prevenção e qualificação de todos os agentes envolvidos na rede de enfrentamento da violência contra a mulher no Estado é um trabalho para garantir o atendimento especializado a todas as pernambucanas. Em outubro, foram realizadas oficinas e formações com a Vara Especializada de Violência, Delegacia Especializada, Centro Especializado de Atendimento a Mulher em situação de violência, Defensores e Defensoras dos Direitos à Cidadania do Instituto Maria da Penha e educadoras das Casas Abrigos.

Acesse no site de origem: Secmulher-PE realiza ações para os 16 dias de ativismo (Sec da Mulher/Gov.PE – 24/11/2016)