Secretaria da Mulher capacita profissionais de Cajueiro (Gov/AL – 18/11/2013)

Equipes do Cras e do Creas, Secretaria Municipal de Saúde e Conselhos Tutelares do município também participaram do encontro

A superintendente de Política para as Mulheres, Solange Viégas, da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, e a assessora especial Perolina Lira realizaram, no último dia 14, uma capacitação para os integrantes da equipe da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres do município de Cajueiro. Equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Secretaria Municipal de Saúde e Conselhos Tutelares do município também participaram do encontro.

“Trabalhamos a questão da violência e a necessidade da articulação da rede de atendimento à mulher vitima de violência”, assinala Solange, salientando que participaram da palestra em torno de 20 profissionais. Segundo ela, o encontro contou inclusive com a participação da prefeita de Cajueiro, Lucila Toledo, e da coordenadora de Políticas para as Mulheres, Etelvita Teixeira Costa.

“Foi um encontro proveitoso do ponto de vista da Secretaria de Estado da Mulher e da Coordenadoria graças à parte teórica, discussões e estudos dos casos de violência contra a mulher, que estão acontecendo naquele município. Através da realidade local, começamos a discutir o trabalho da equipe desses organismos e como devem se articular na formatação da rede e nos encaminhamentos de cada caso especifico, sejam na questão da criança e da adolescente ou mulher adulta”, destaca Solange.

Segundo ela, trabalhar com os organismos municipais de políticas para as mulheres é uma determinação da secretária Katia Born, no sentido de cada vez mais entender as diversas formas de violência contra a mulher e como se deve proceder nos encaminhamentos e na proteção da mulher violentada. Só assim poderemos dar um acolhimento mais adequado. “Isso é mais um trabalho que está nos 16 dias de ativismo que a Secretaria vem fazendo junto aos organismos municipais”, frisou.

Marcos Jorge

Acesse no site de origem: Secretaria da Mulher capacita profissionais de Cajueiro (Gov/AL – 18/11/2013)