Secretaria das Mulheres discute violência e gênero com servidores do Orçamento Participativo (Pref de João Pessoa – 01/11/2013)

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) realizou na tarde desta sexta-feira (01) a primeira atividade do mês de mobilização pelo fim da violência contra a mulher, que traz como lema “Violência Contra a Mulher – Juntos Virando esta Página”. Um encontro de capacitação, feito em parceria com o Orçamento Participativo, foi promovido para articuladores e técnicos do OP no auditório da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Na pauta de trabalho, reflexões e troca de experiências sobre temáticas como violência, relações de gênero, conceitos culturais e como essas questões estão inseridas no comportamento do dia a dia de cada um.

No início das atividades, a secretária titular da SEPPM, Socorro Borges, falou sobre a importância de se promover capacitações e encontros também com os servidores da gestão municipal para discutir e debater idéias, conceitos sobre gênero e também toda a problemática que envolve a questão da violência contra as mulheres.

“Enquanto Secretaria das Mulheres acreditamos ser importante construir uma agenda transversal com um trabalho de capacitação e sensibilização que envolva temáticas como gênero, violência, sexualidade e educação inclusiva, e que possa ser assumido no âmbito de toda a gestão pública”, disse ela. “Iniciamos este mês de mobilização com os servidores e servidoras do OP que estão, em sua maioria, em contato direto com as comunidades e a população”, completou a gestora.

O mês de mobilização pelo enfrentamento à violência contra a mulher contará com outras capacitações, entre elas, uma direcionada especialmente às conselheiras do OP, no dia 21. “Optamos este ano no OP por promover uma estratégia que inclui o fortalecimento da formação de toda a equipe. Temos tentado desenvolver um trabalho com outras secretarias, e a idéia é que possamos contribuir nesses processos de mudanças de conceitos como essas feitas em parceria com a Secretaria das Mulheres”, ressaltou Hildevânio Macedo, secretário executivo do OP.

A próxima atividade no mês de mobilização da SEPPM será dia 09, com a realização de uma oficina sobre violência contra a mulher na Comunidade da Citex, no bairro do Geisel. O calendário de atividades também inclui capacitações com servidoras da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e mulheres com deficiência.

Também estão previstas para este mês ações como uma mobilização sobre a Lei 1.824/2013 que prevê novas regras para o desembarque de mulheres nos transportes coletivos da Capital no horário noturno, o lançamento do Plano Municipal de Políticas e a instalação da Câmara Técnica Municipal de Monitoramento do Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Durante as mobilizações, também será divulgado o serviço municipal de apoio e atendimento a mulheres vítimas de violência, o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, que atendeu mais de 2,3 mil mulheres nos últimos seis anos de atuação. Para acessar o serviço, é só ligar gratuitamente 0800 283 38 83.

Acesse no site de origem: Secretaria das Mulheres discute violência e gênero com servidores do Orçamento Participativo (Pref de João Pessoa – 01/11/2013)