Secretaria de Mulheres de João Pessoa realiza ‘Blitz 180 – Pelo fim da Violência Contra a Mulher’ (Pref. João Pessoa – 02/03/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Uma série de atividades promovidas pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM) vai marcar o mês de março em João Pessoa. O objetivo é apresentar as políticas públicas, programas, projetos e ações implementadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa que visam a melhoria de vida das mulheres e de suas famílias.

A primeira delas começa nesta quinta-feira (3) com a ‘Blitz 180 – Pelo fim da Violência Contra a Mulher’, a partir das 11horas, no cruzamento entre as avenidas Epitácio Pessoa e Amazonas (cruzamento do Extra), no Bairro dos Estados. As blitzen vão acontecer todas as quintas-feiras do mês de março, sempre em pontos estratégicos da cidade. O objetivo da ação é divulgar os programas em execução no município de João Pessoa para o enfrentamento a violência contra as mulheres, com destaque para as atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB).

Para Adriana Urquiza, secretária Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres, disseminar informações é extremamente necessário. “É importante que as mulheres saibam que há toda uma estrutura de atendimento pronta para acolher não só em casos de agressões, como também para orientar as mulheres para que elas saiam do ciclo de violência”, afirmou.

O número 180 é a central nacional que recebe denúncias sobre violência e maus tratos sofridos pelas mulheres. Já o número do Centro de Referência é o 0800 283 3883, disponível para orientar as mulheres em situação de violência doméstica sobre como buscar ajuda. É através do Centro que as mulheres são encaminhadas para os serviços da Rede de Atendimento composta por Cras, Creas, hospitais, maternidades, Delegacia da Mulher, Conselhos Tutelares, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça.

Além da ‘Blitz 180 – Pelo fim da Violência Contra a Mulher’, a SEPPM vai realizar a II semana Coletiva em Defesa dos Direitos das Mulheres que acontece de 7 à 11 de março, no Shopping Tambiá, dentro da programação do mês de março, além de cursos e oficinas dirigidas às mulheres.

Saiba Mais – A Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Ligue 180 – é um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial (preserva o anonimato), funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil. Desde março de 2014, o Ligue 180 atua como disque-denúncia, com capacidade de envio de denúncias para a segurança pública com cópia para o Ministério Público de cada Estado. O Ligue 180 é a porta principal de acesso aos serviços que integram a Rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, sob amparo da Lei Maria da Penha.

Eliane Cristina

Acesse no site de origem: Secretaria de Mulheres de João Pessoa realiza ‘Blitz 180 – Pelo fim da Violência Contra a Mulher’ (Pref. João Pessoa – 02/03/2016)