Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro lança cartilha sobre violência doméstica (Pref. Rio de Janeiro – 30/06/2014)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Organização Social da Saúde Viva Rio, lança nesta terça-feira (1/07), na Glória, a cartilha “Construindo juntos: profissionais e usuários da Estratégia de Saúde da Família lidando com a violência doméstica”. O material educativo tem o objetivo de conscientizar e orientar os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no atendimento às famílias em situação de violência doméstica.

O projeto teve origem na pesquisa de campo iniciada em 2012 junto aos profissionais da ESF das Áreas Programáticas das zonas Norte e Sul do município.

Os casos de violência doméstica são transgressões que ocorrem dentro de casa ou no âmbito familiar, entre indivíduos por parentesco familiar (relacionamento entre pai, mãe, filhos, irmãos) e civil (marido e mulher). As situações de violência ocorrem de forma explícita ou velada nas famílias brasileiras. Dentre as práticas, estão violência e abuso sexual contra crianças, maus-tratos contra idosos e violência tanto contra a mulher, quanto contra o homem.

O lançamento acontece na sede do Viva Rio (Rua do Russel, 76), a partir das 14h, e contará com a presença de representantes da SMS e da instituição parceira.

Acesse no site de origem: Saúde lança cartilha sobre violência doméstica (Pref. Rio de Janeiro – 30/06/2014)