Secretaria de Trabalho, TJAP e Sebrae iniciam formação para mulheres vítimas de violência (Gov. AP – 20/07/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

As experiências de vida são as mais variadas. Mas, em comum, dividem o drama de terem sido vítimas de violência doméstica. São 100 mulheres selecionadas para o curso “Mulheres Empreendedoras”. A qualificação iniciou nesta segunda-feira, 20, e faz parte da cooperação entre o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), através do Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Macapá, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e o Sebrae Amapá.

Leia mais: Mulheres vítimas da violência participam de capacitação para abrir próprio negócio (Amapá TV – 21/07/2015)

O sonho de ver prosperar o próprio negócio fez Maria da Assunção Dias participar do treinamento. Nascida na comunidade de Rio Preto, em Mazagão, e mãe e pai de seis filhos, ela agora quer ampliar o pequeno empreendimento que mantém no bairro Brasil Novo, zona norte de Macapá. “Tenho uma batedeira de açaí que mantenho com muito sacrifício. Dali tiro o sustento de minha família. Estou aqui para aprender as noções básicas de empreendedorismo e trocar experiências e conhecimento com as demais mulheres”, relatou.

Josiane Lisboa representa a Associação de Mulheres do Macapaba. Um dos objetivos, após a conclusão do curso, é levar os conhecimentos adquiridos e repassá-los às demais mulheres que residem no conjunto habitacional. Em breve apresentação, Josiane citou um trecho da Bíblia Sagrada, do livro de Eclesiastes 11.4, que reflete bem o momento de buscar mudanças na vida pessoal, familiar e profissional. “Quem observa o vento não plantará; e quem olha para as nuvens não colherá.”

O treinamento é divido em quatro etapas, com 25 mulheres por turma. A primeira etapa vai de 20 a 23 de Julho, das 14h às 18h, no auditório da Sete. A psicóloga e instrutora do Sebrae-AP, Monique Santos, disse que é preciso estimular a autoestima destas mulheres para que possam ter em mente que são capazes de vencer na vida, mesmo diante dos contratempos. A qualificação em Macapá envolve cursos de Capacitação Empreendedora e oficinas de Planos de Negócios.

“São tantas histórias de vida que se convergem. Mas a finalidade é orientá-las a não baixar a cabeça diante das dificuldades. É que daqui saem mulheres com boas ideias para se tornarem empreendedoras”, destacou a psicóloga.

A secretária de Trabalho e Empreendedorismo, Marciane Santo, parabenizou as mulheres por estarem participando do treinamento. “Vejo aqui mulheres corajosas, guerreiras e com vontade de vencer na vida. E o primeiro passo para conquistar seu espaço é não ter medo de ousar. A intenção do governador Waldez Góes, quando fechamos a cooperação com o TJAP e Sebrae, foi justamente criar mecanismos para que vocês possam despertar a vocação para o empreendedorismo”, analisou.

Ao término dos treinamentos, as mulheres que apresentarem bons projetos e vocação para o empreendedorismo serão encaminhadas à Agência de Fomento do Amapá (Afap) para o acesso ao crédito assistido.

Acesse no site de origem: Secretaria de Trabalho, TJAP e Sebrae iniciam formação para mulheres vítimas de violência (Gov. AP – 20/07/2015)