Secretaria divulga carta aberta contra a violência aos idosos (Rádios EBC – 18/06/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Representante do governo do DF explica o conteúdo da carta sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Por ocasião do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, lembrado em 15 de junho, a Secretaria de Políticas Para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal lançou uma carta aberta contra a violência aos idosos.

Ouça o áudio da matéria: Secretaria divulga carta aberta contra a violência aos idosos

Segundo o coordenador de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Secretaria, Márcio Valéria Mendonça, o enfrentamento da violência deve ocorrer todos os dias, o ano inteiro, mas como existe este dia especial para chamar a atenção, esta carta aberta convida a todos à conscientização. “Despertar essa sensibilização porque é importante entender que a pessoa idosa não pode ter seus direitos violados”, acrescenta.

Clique aqui para ler a íntegra da carta.

Segundo o coordenador, o governo está disponibilizando para a sociedade um curso de cuidador(a) de pessoa idosa, porque ao verificar o índice de violência, se constata que a violência contra o idoso ocorre muitas vezes no âmbito familiar. Então, quando se oferece um curso para ensinar a cuidar de idosos, se está indo contra essa incidência desses casos.

Este semestre, uma parceria entre GDF e a UnB, lançou a Universidade da Maturidade, no Campus de Ceilândia, onde 115 idosos participam dessa formação, para o coordenador, esta é uma forma de empodeiramento da pessoa idosa, para que ela também possa combater as situações de violência.

Confira esta entrevista sobre o assunto ao programa Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.

Acesse no site de origem: Secretaria divulga carta aberta contra a violência aos idosos (Rádios EBC – 18/06/2015)