Secretaria Eleonora Menicucci participa de inauguração do Centro de Referencia da Mulher em São Paulo (SPM – 14/03/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Em comemoração ao mês do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres inaugurou, no dia 11 de março, o Centro de Referência da Mulher Onóris Ferreira Dias, em São Miguel Paulista, na zona Leste.

O CRM Onóris Ferreira Dias, nome dado em homenagem a uma das pioneiras na luta contra a violência da mulher na zona leste, é o primeiro serviço da SMPM especializado no atendimento a mulheres em situação de violência naquela região. “Ao abrir este espaço de acolhimento psicológico, social, jurídico e de autonomia econômica para mulheres, estamos atendendo a uma reivindicação histórica dos movimentos sociais da zona Leste. Os direitos das mulheres só avançam na Democracia”, afirmou a secretária Denise Motta Dau.

Secretaria Eleonora Menicucci participa de inauguração do Centro de Referencia da Mulher em São Paulo

Secretaria Eleonora Menicucci participa de inauguração do Centro de Referencia da Mulher em São Paulo

Presente no evento, a secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, Eleonora Menicucci, ressaltou que “a garantia da Democracia foi conquistada com muita luta, sangue e mortes”.”Não podemos permitir nenhum retrocesso na busca de igualdade de gênero.” Também compareceram à cerimônia o secretário Municipal da Saúde, Alexandre Padilha, a família de Onóris Ferreira Dias e várias representantes dos movimentos de mulheres da zona Leste.

Além de atendimento psicológico e jurídico, o CRM Onóris Ferreria Dias oferece cursos, palestras, oficinas, grupos reflexivos para o empoderamento e autonomia econômica da mulher. Faz, ainda, encaminhamento para Casas Abrigo, quando há risco de morte, ou para outros serviços.

Para isso, conta com uma equipe de seis profissionais: uma coordenadora geral, uma psicóloga, uma assistente social, uma especialista na área do trabalho, uma assistente administrativa e uma recepcionista. A Associação de Mulheres da Zona Leste (Amzol) é a responsável pela gestão, com supervisão da SMPM.

O CRM Onóris Ferreira Dias fica na rua Pedro Soares de Andrade, 664, Vila Rosaria, e funciona de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h, com atendimento “de porta aberta”, ou seja, não é necessário marcar hora; basta chegar para ser atendida.

O CRM da zona Leste é o quarto serviço de atendimento especializado da SMPM. Os outros três são: CRM Casa Eliane de Grammont( na zona Zul), Centro de Referência da Mulher 25 de Março (região central) e CRM Casa Brasilândia (zona Norte). Mais informações sobre os CRMs, clique AQUI.

Ainda neste semestre, a SMPM irá inaugurar o Centro de Referência da Mulher Capão Redondo, na Zona Sul.

Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM

Acesse no site de origem: Secretaria Eleonora Menicucci participa de inauguração do Centro de Referencia da Mulher em São Paulo (SPM – 14/03/2016)