Secretária Rozangela Wyszomisrka discute assistência às vítimas de violência sexual (Agência Alagoas – 07/07/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Encontro contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Política sobre Drogas e da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos

Prestar assistência digna às vítimas de violência sexual é um compromisso do Governo do Estado. E, para assegurar atendimento humanizado às pessoas que vivenciam este trauma, foi realizada, nesta terça-feira (07), reunião de alinhamento entre gestores e técnicos das Secretarias de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos e Secretária de Estado de Política sobre Drogas.

Durante o encontro, foi apresentado projeto para criação de um Centro Humanizado de Atenção Integrado a Saúde (Cais), que visa atender vítimas de violência sexual. De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, a ideia será estudada para que os aspectos financeiros e estruturais sejam acordados pelas três secretarias envolvidas.

“O atendimento às vítimas de violência sexual requer um cuidado especial por parte dos profissionais. A assistência pública deve oferecer os cuidados médicos, psicológicos, sociais e legais. Por isso, nos reunimos para debater este tema e buscar soluções eficazes”, destacou Wyszomisrka.

Presente ao encontro, a secretária de estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Roseane Cavalcante, lembrou que a união entre as secretarias prevê a criação de um referencial onde a vítima possa ser acolhida de forma integral. “É imprescindível garantir que as pessoas já fragilizadas não sofram duplamente ao procurar atendimento, que hoje é realizado de forma descentralizada”, ressaltou Roseane.

O médico da Secretaria de Estado da Saúde, João Facchinetti, realizou a apresentação do projeto e salientou que todas as informações serão divulgadas para população após a conclusão de estudos técnicos. “Todas as análises serão realizadas por uma comissão formada por técnicos das três secretarias envolvidas”, explicou.

A reunião também contou com a participação do secretário de Estado de Política sobre Drogas, Jardel Aderico.

Fabiano Di Pace

Acesse no site de origem: Secretária Rozangela Wyszomisrka discute assistência às vítimas de violência sexual (Agência Alagoas – 07/07/2015)