Secretárias e coordenadoras estaduais da Mulher discutem pacto de enfrentamento à violência

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

(SPM, 21/07/2015) Gestoras se reúnem em Brasília para trocar experiências e avaliar ações

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) realiza em Brasília, desde esta terça-feira (21/07) até quinta-feira (23/07), reunião das gestoras do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Participam secretárias e coordenadoras do Distrito Federal e de todos os estados brasileiros que possuem organismos governamentais de políticas para as mulheres. A ministra da SPM, Eleonora Menicucci, abriu o evento.

O objetivo da reunião é compartilhar e avaliar as ações de cada estado para enfrentamento da violência. “Precisamos revisitar o  Pacto e quais os desafios que ele nos coloca, ver aonde nós avançamos e aonde precisamos avançar mais”, destacou a ministra.

A ministra listou os projetos que dependem do empenho de todos os entes federativos, tais como as unidades móveis que atendem mulheres do campo, da floresta e das águas, os centros de fronteira seca e a Casa da Mulher Brasileira e reforçou a importância do Pacto Federativo para a efetividade das políticas públicas.

As conferências municipais, intermunicipais, estaduais e distrital de Políticas para as Mulheres também estão na pauta da reunião. “É importante que vocês criem a possibilidade de que todas as mulheres tenham acesso a esses encontros”, disse a ministra, destacando que as conferências abrem as portas para o “fortalecimento da autonomia e empoderamento das mulheres”.

A reunião segue com os relatos das experiências de cada estado. Participam do evento a secretária e a secretária-ajunta de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Aparecida Gonçalves e Aline Yamamoto; a secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Rose Scalabrin; a coordenadora da Rede de Enfrentamento à Violência, Fernanda Papa; e a coordenadora da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, Ane Cruz, entre outras servidoras da área.

Comunicação Social

Acesse no site de origem: Secretárias e coordenadoras estaduais da Mulher discutem pacto de enfrentamento à violência (SPM, 21/07/2015)