Secretário de Justiça e Segurança visita Casa da Mulher Brasileira (Gov/MS – 13/07/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, visitou nesta terça-feira (12) a Casa da Mulher Brasileira, com objetivo de conhecer a estrutura do local, que conta com todos os serviços especializados para atender a mulher vítima de violência, como delegacia, juizado, defensoria, promotoria, equipes psicossocial e de orientação para emprego e renda, além de brinquedoteca e área de convivência.

_MG_5422 copiarA unidade que é a primeira do Brasil possui uma gestão compartilhada entre governo federal, estadual e municipal. Na ocasião, a delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), Ariene Nazareth Murad de Souza, fez uma balanço do trabalho realizado pela delegacia desde a inauguração da unidade em fevereiro de 2015 até junho deste ano. Neste período foram registrados 11.712 boletins de ocorrências, 772 prisões em flagrante e 597 mandados de prisão.

“Essa é a primeira vez que recebemos a visita de um secretário de Segurança Pública, que demonstrou estar interessado em conhecer a nossa realidade e o trabalho que desenvolvemos na unidade. Para se ter uma ideia, desde a criação da delegacia emitimos no último mês o maior relatório estatístico mensal da unidade, sendo 595 inquéritos instaurados e 668 relatados”, destacou a delegada.

_MG_5405 copiar

De acordo com a secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Leyde Pedroso, a Casa da Mulher Brasileira já realizou desde a sua inauguração mais de 84 mil atendimentos, ou seja, mulheres que chegaram até a recepção alegando que sofreu algum tipo de violência. “Classifico a visita do secretário como extremamente positiva, pois mostra o compromisso dele com as mulheres que sofrem algum tipo de violência, além de estabelecermos uma parceria com a secretaria”, destacou a secretária.

Durante a visita, o secretário falou do programa “MS Mais Seguro”, que totaliza mais de R$ 96 milhões de investimentos, sendo cerca de R$ 80 milhões de recursos do Governo do Estado, que serão destinados à aquisição de veículos, armas, munições, reformas, equipamentos e materiais de proteção dos policiais. “Serão adquiridos mais de cinco mil coletes, com objetivo de proporcionar mais qualidade de trabalho para o nosso efetivo”, enfatizou.

Outro ponto também enfatizado pelo secretário está relacionado a abertura do concurso público para Polícia Civil. “Serão disponibilizadas 200 vagas, sendo 150 para escrivães e 50 para delegados”, declarou o secretário.

Também acompanharam a visita a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande pela Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Eloisa Castro Berro, a gerente administrativa Giuza Ferreira da Costa Victório e a delegada adjunta da DEAM, Fernanda Feliz Carvalho Mendes.

Acesse no site de origem: Secretário de Justiça e Segurança visita Casa da Mulher Brasileira (Gov/MS – 13/07/2016)