Seduc comemora êxito do projeto Lei Maria da Penha nas escolas (Gov/PI – 11/12/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A 21ª Gerência Regional de Educação (GRE) realizou a culminância do projeto Lei Maria da Penha nas Escolas, com grande evento na quinta-feira (10), no auditório da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Clóvis Moura, no bairro Dirceu.

Ao longo do ano, os estudantes fizeram trabalhos com a temática da violência doméstica e de como a Lei nº 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha, pode contribuir para reduzir os índices de agressões contra mulheres. Onze escolas apresentaram seus trabalhos. Foram peças teatrais e musicais (paródias, hip hop) que alertaram para o problema e até emocionaram muitos dos presentes.

Culminância do projeto Lei Maria da Penha nas Escolas (Foto: Ascom Seduc)

Culminância do projeto Lei Maria da Penha nas Escolas (Foto: Ascom Seduc)

A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, destacou a importância de unir forças com o Ministério Público do Estado (MPE) para implantar o projeto Lei Maria da Penha nas Escolas. “Aqui foram apresentados trabalhos críticos sobre a violência contra a mulher, que ainda é muito presente na sociedade. Esse projeto, implantado nas escolas, é substancial para mudar completamente a realidade. Uma família é construída com amor, respeito e união, então vamos lutar para restabelecer esses princípios em todos os lares”, disse a secretária.

A peça teatral encenada por alunos da Unidade Escolar Átila Lira também se destacou entre as apresentações. O promotor de justiça Francisco de Jesus Lima, também presente ao evento, acredita que “só por meio da educação podemos mudar essa cultura machista que é secular”. Ele explica que o MPE desenvolveu o projeto em parceria com a Seduc para que professores e alunos possam trabalhar de forma permanente essa questão nas escolas.

Durante a culminância, uma dupla de alunas-cantoras, Juliana e Taís, alunas do 7º ano da escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, chamou a atenção. E não apenas pela voz, mas também pela escolha da música “Ele bate nela?”, da dupla Simone e Simária, que destaca a violência que muitas mulheres sofrem no Brasil.

A peça teatral encenada por alunos da Unidade Escolar Átila Lira também se destacou entre as apresentações. O enredo da peça retrata a história de uma mulher casada, que todos os dias era agredida pelo marido e que tinha medo de denunciá-lo.

Acesse no site de origem:  Seduc comemora êxito do projeto Lei Maria da Penha nas escolas (Gov/PI – 11/12/2015)