Seminário apresenta estratégias para o combate à violência contra a mulher (CRPOVRS – 29/03/2018)

A capacitação dos policiais militares no enfrentamento à violência doméstica e familiar foi o objetivo do 2º Seminário de Atualização da Patrulha Maria da Penha realizado nos dias 26 e 27 de março, no salão de eventos do Hotel Swan Tower, na cidade de Novo Hamburgo. Durante os dois dias palestrantes apresentaram e debateram temas relacionados à violência contra a mulher para os 110 policiais militares que desempenham a atividade da Patrulha Maria da Penha em todo o Estado.

Na solenidade de abertura, o comandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal`Lago, ressaltou a importância da atuação da Patrulha, afirmando que o trabalho é uma política de Estado. “Não temos duvidas de que a ação de cada brigadiano e brigadiana, seja na Patrulha Maria da Penha ou nas ações cotidianas de polícia ostensiva, tem um olhar treinado para proteger a mulher e prevenir a violência doméstica”, afirmou.

Uma das palestrantes, a psicóloga do Hospital da Brigada Militar em Porto Alegre, Herminda Torres, falou sobre “O Perfil da Vitima e do Agressor no Contexto da Violência Doméstica”. O Juiz de Direito do Juizado da Violência Doméstica da Comarca de Caxias do Sul, Emerson Kaminski, apresentou o painel sobre “A Importância da Atuação da Patrulha Maria da Penha“. O “Feminicídio e Sugestões de Aprimoramento de Atuação da Patrulha” foi o tema abordado pela promotora de Justiça do Estado de São Paulo, Valéria Scarance.

O evento ainda contou com uma mesa de debates sobre a Atuação da Rede de Proteção à Mulher no Vale do Rio dos Sinos. Também foram apresentadas as atividades das Patrulhas Maria da Penha realizadas pelos CRPOs Serra, Missões e Vale do Rio dos Sinos.

No encerramento do 2º Seminário de Atualização da Patrulha Maria da Penha, o casal Bárbara Penna e Robson encenaram um tocante caso real de violência doméstica.

O Seminário, organizado pelo CRPO Vale do Rio dos Sinos, com o apoio do Estado-Maior da Brigada Militar, é um incentivo para que outros Comandos Regionais tenham a iniciativa de apresentar projetos de novos eventos de aperfeiçoamento, juntando-se ao esforço do comando-geral da Brigada Militar de aprimoramento das atividades desempenhadas pelos Policiais Militares.

Clélia Admar

Acesse no site de origem: Seminário apresenta estratégias para o combate à violência contra a mulher (CRPOVRS – 29/03/2018)