Seminário de Segurança discute temas como violência, diversidade e gênero (Gov/ PI – 17/06/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Evento segue nesta quarta-feira (17) com palestras e debates no Cineteatro da Assembleia

Teve início na noite desta terça feira (16), no Cine Teatro da Assembleia Legislativa, o II Seminário Estadual de Segurança Pública do Piauí. O encontro tem como objetivo promover o diálogo para a construção de uma sociedade justa, livre e mais solidária, através do tema, “A superfície dos corpos humanos: uma questão de gênero?”.

Abertura Seminário Estadual de Segurança Pública do Piauí (Foto: Ascom Sejus)

Abertura Seminário Estadual de Segurança Pública do Piauí (Foto: Ascom Sejus)

Durante a solenidade de abertura, autoridades políticas marcaram presença, dentre elas, o secretário de Segurança, Fábio Abreu, além de alunos da Academia de Polícia (Acadepol), representantes dos movimentos de Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros (LGBT), policiais Civis e Militares do Estado do Piauí.

De acordo com a jurista e doutora pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Taysa Schiocchet, que ministrou a palestra “A Gestão Biopolítica dos Corpos: O direito entre Estratégias de Normalização e Emancipação”, o seminário é uma oportunidade para promoção de assuntos ligados aos direitos dos movimentos da diversidade entre pessoas comuns e lideranças do Estado.

“Fiquei encantada com o público. É interessante notar que o Piauí vem inovando e se colocando aberto para conversar sobre todos esses temas que ainda enfrentam resistências na sociedade”, disse a palestrante.

Para o participante Thompsom Thauzer, 23 anos, aluno do curso de escrivão da Academia de Polícia (Acadepol), as palestras promovem uma relação dos debates que acontecem nos cursos das instituições de ensino e a realidade social.

“Essa primeira noite foi bastante interessante, apesar do nosso estado ainda ter características conservadoras, o seminário trouxe a tona realidades do feminicídio, crimes contra travestis e estupro. Serão dois dias bastantes proveitosos e de aprendizado”, relatou.

A coordenadora do evento, a subsecretária de Segurança, Eugênia Vila, considerou que o encontro é mais uma aproximação com a população LGBT e o desenvolvimento de um trabalho para melhor atender o segmento.

“O primeiro dia foi para abrir nossas mentes. Agora, vamos entrar na realidade do Piauí buscando um espaço dialógico e questionamentos nas estratégias que adotamos”, completou.

O evento é uma realização da Secretaria Estadual de Segurança Pública, em Parceira com o projeto Luzes da Diversidade, e segue durante toda esta quarta-feira (17).

Confira a programação:

Dia 17/06/2016 (Quarta-feira)

Manhã

9:00 hs – Palestra “Aspectos Legais – Legislação perante a Diversidade Humana”. Palestrante: Drª Eugênia Villa

9:50 hs – Intervalo

10:10 hs – Palestra “A população LGBT: Avanços e Desafios”. Palestrante: Jovanna Baby Cardoso da Silva

11:30hs – Almoço

Dia 17/06/2016 (Quarta-feira)

Tarde

14:30 hs – Palestra “Genealogia do Feminicídio: Uma Questão de Gênero – Sexualidade na Encruzilhada do Corpo e da População”. Palestrante: Drª Margarete de Castro Coelho

15:40 hs – Intervalo

16:00 hs – Palestra “Estratégias de Enfrentamento à Violência Institucional sob olhar de Gênero e Raça”. Palestrantes: DPC Roberto Carlos Tales da Silva / Major PMPI Paulo de Deus Barbosa da Mota e Representantes da Diretoria de Ensino do CBMEPI.

17:00 hs – Encerramento

Acesse no site de origem: Seminário de Segurança discute temas como violência, diversidade e gênero (Gov/ PI – 17/06/2015)