Seminário discutirá enfrentamento da violência contra mulheres lésbicas e bissexuais (Gov de Pernambuco – 13/09/2013)

A Secretaria Estadual da Mulher promove durante os próximos dois dias (13 e 14) o Seminário de Aplicabilidade da Lei Maria da Penha para as Mulheres Lésbicas e Bissexuais, dentro da estratégia de enfrentamento da violência contra estes segmentos de mulheres. O evento será realizado no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem e a programação prevê a realização de mesas redondas com palestras, debates e formação de grupos de trabalho, com a participação de representantes dos movimentos de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis –LGBTs, entre outros.

A abertura do evento ocorrerá a partir das 09h30, e será realizada pela Secretária Cristina Buarque. Foram convidados para o seminário, o Secretário de Defesa Social, Wilson Damásio, a representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Lurdinha Rodrigues, o promotor de Justiça do Ministério Público, Westei Conde, o assessor especial de Diversidade Sexual do estado, Rildo Veras, o Coordenador do Centro Estadual de Combate a Homofobia de Pernambuco, Rhemo Guedes e a integrante do Comitê Interinstitucional Pró-Mulher Lésbica e Bissexual, Iris Silva.

A primeira mesa redonda do evento será realizada ainda pela manhã. O tema abordado será Gênero e Diversidade e terá como coordenadora da mesa a representante do Fórum LGBT, Ana Marta. A palestra será proferida pela representante do Coletivo de Lésbicas Negras Feministas – Candaces (PR), Heliana Hemetério. A segunda mesa destacará o tema do Direitos das Mulheres Lésbicas e o Enfrentamento da Lesbofobia e terá como coordenadora da mesa a representante do Coletivo de Mulheres Lésbicas, Ana Carla Lemos. As expositoras serão as representantes da Marcha Mundial das Mulheres (SP), Cinthia Abreu e do Conselho Nacional de Saúde, Verônica Lourenço.

Já a programação da tarde prevê a realização da palestra sobre o tema Aplicabilidade da Lei Maria da Penha para Mulheres Lésbicas e Bissexuais, tendo como coordenadora da mesa a representante da Marcha Mundial das Mulheres, Josilene Carvalho e como palestrante a representante da SPM/BR, Lourdes Bandeira.

Ainda, a tarde será realizada a palestra sobre a atuação dos órgãos de defesa dos direitos da diversidade sexual e do poder executivo no combate à violência contra a mulher lésbica e bissexual. A coordenação da mesa ficará a cargo de Nanci Feijó, da Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo. Participarão como expositoras, a diretora de enfrentamento da violência contra as mulheres, Fábia Lopes, Rhemo Guedes, do Centro Estadual de Combate a Homofobia, Rildo Veras, da Assessoria Especial da Diversidade Sexual do estado e João Maria Rodrigues Filho, promotor de Justiça do Núcleo de Apoio à Mulher. Já Rivânia Rodrigues, Comitê Interinstitucional Pró-Mulher Lésbica e Bissexual e Manoela Alves, da Organização não Governamental Leões do Norte serão as debatedoras deste painel.

Em seguida, as participantes do evento serão divididas em dois grupos de trabalho : o de Identificação, ação e medidas a serem tomadas contra a violência e, o de Lesbianidade e Segurança Pública.

Acesse no site de origem: Seminário discutirá enfrentamento da violência contra mulheres lésbicas e bissexuais (Gov de Pernambuco – 13/09/2013)