Seminário e Audiência pública debatem violência de gênero feminino no MP-AM

Evento acontece nesta sexta-feira (30) e tem inscrições gratuitas.

O Ministério Público do Amazonas realiza, nesta sexta-feira (30), a quinta edição do Seminário MP-AM sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, durante toda a manhã. Pela tarde, o mesmo assunto vai ser o tema de de uma audiência pública com autoridades, especialistas, representantes da sociedade organizada e demais cidadãos interessados.

O objetivo dos dois eventos é atualizar e reforçar subsídios para a atuação do Ministério Público nessa área.

“A luta diária para estabelecer a igualdade entre homens e mulheres na nossa sociedade, o combate à violência contra o gênero feminino e persiste em todas as esferas de vida, é compromisso do MP. E a realização do V Seminário sobre violência contra o gênero feminino visa, exatamente isso, romper com o pensamento machista, que não é próprio só do homem, mas também da mulher”, sustenta o titular da 73ª Promotoria de Justiça dos Crimes Contra a Mulher, Davi Câmara.

O crime cometido ao gênero feminino

Tipificado pela Lei Maria da Penha, o feminicídio é o assassinato de uma mulher cometido num contexto social em que vigoram relações de poder desiguais entre homens e mulheres. O Brasil é o quinto país no mundo com maior índice de feminicídio, que configura o ápice da violência decorrente da desigualdade de gênero, ou seja, do desvalor que se atribui às mulheres na sociedade patriarcal.