Semsa realiza curso de multiplicador para atenção humanizada à vítima de violência sexual (Pref. Manaus – 16/10/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Serviço de Atendimento à Vítimas de Violência Sexual (Savvis), irá realizar na próxima semana, de 19 a 23 de outubro, das 8h às 18h, no auditório da Maternidade Moura Tapajóz, zona Oeste, o Curso de Multiplicador para Atenção Humanizada à Vítima de Violência Sexual. O evento, com carga horária de 70h, visa formar multiplicadores para atendimento humanizado às vítimas de violência sexual e doméstica aonde elas chegarem em busca de apoio.

 

Irão participar profissionais dos municípios de Novo Airão, Careiro, Manacapuru e Itacoatiara e Manaus, que atuam em instituições como Delegacias da Criança e Adolescente e da Mulher, Corpo de Bombeiros, Instituto da Mulher, Pronto Socorro da Criança e Instituto Médico Legal (IML). “Esta é a nona edição deste curso e, ao longo desses anos, os temas abordados foram se adequando de acordo com o nosso amadurecimento e, ainda, pela ampliação dos serviços oferecidos às vítimas”, adiantou a coordenadora do Savvis, Zélia Campos.

Uma novidade deste ano será a oficina técnica, exclusiva para médicos, que irá abordar a avaliação e descrição dos achados no exame de conjunção carnal e outros, na quarta-feira, de 9h às 12h. “Temos uma deficiência na formação para atendimento às vítimas de violência sexual, por isso vamos reunir residentes da Maternidade Ana Braga e Hospital Getúlio Vargas para este treinamento”, informou a coordenadora, que também é médica e irá conduzir a oficina. Ela reforça que o atendimento médico nas primeiras 72h é fundamental, pois nesse período é possível evitar uma gravidez, patologias como sífilis, gonorreia, cancro mole, contaminação pelo HIV, além de doenças de fundo emocional.

Ainda no dia 21, pela parte da tarde, será abordada a questão da pedofilia. A programação começa com a abordagem conceitual e forma de tratamento, feita pelo psiquiatra Domingos Ferreira, membro da rede de atendimento do Savvis. Em seguida, o presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e o Adolescente (Frenpac), deputado Luiz Castro, apresenta esta iniciativa – lançada recentemente – e o andamento das investigações em relação à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia. Para finalizar, a psicóloga Ligia Duque irá trazer para discussão a necessidade de tratamento terapêutico para os agressores de violência sexual.

Outra novidade dentro da programação será a realização de uma mesa-redonda com comunicadores para debater sobre a mídia e os aspectos éticos em casos de violência sexual, que será realizada na quinta-feira, 22, às 10h.  Representantes de veículos de comunicação de Manaus irão debater sobre o tema, conduzidos pelo psicólogo Eduardo Honorato, especialistas em mídias e cybercultura. “Este debate será de grande relevância. Os casos de violência sexual não se tratam de mais uma notícia. Traumatizam muito, deixam marcas, porém são divulgadas fotos da vítima, de familiares e até da casa onde moram, obrigando a mudança de endereço. Isto fere muito a imagem de todos os envolvidos”, ressaltou a coordenadora do Savvis.

Sobre o Savvis

O Savvis da Maternidade Moura Tapajóz, na Avenida Brasil, n°1335, Compensa 1, funciona em plantão de 24h, realizando o atendimento emergencial. Faz ainda o acompanhamento das pacientes atendidos pelo serviço durante um período mínimo de seis meses.

O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional que inclui médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social e farmacêutico, preparada para esse tipo de atendimento. As pacientes têm atendimento prioritário e reservado, inclusive com leitos em enfermaria específica, nos casos de internação.

Cleamy Albuquerque

Acesse no site de origem: Semsa realiza curso de multiplicador para atenção humanizada à vítima de violência sexual (Pref. Manaus – 16/10/2015)