Símbolo da luta contra violência doméstica, Maria da Penha virá a Porto Alegre na Semana da Justiça pela Paz em Casa (TJRS – 03/03/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O Grenal do próximo domingo (6/3), na Arena do Grêmio, vai marcar o início da programação da 4ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, que mobiliza a Justiça de todo o país. Sob o tema “Que a paz comece em casa e se estenda pelas ruas”, a campanha deste ano irá tratar de um crime que ainda assola milhares de mulheres em todo país. A campanha é uma realização do Poder Judiciário, organizada no Rio Grande do Sul pela Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça.

A primeira atividade ocorrerá no estádio do Grêmio pouco antes das partida contra o Internacional pelo Campeonato Gaúcho.

Na segunda-feira (7/3), às 10h, haverá uma palestra na sede da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), em Porto Alegre (Av. Erico Verissimo, 100). O Assistente Social Roberto Alexandre Vucetic e a Oficial Escrevente com formação em psicologia Ivete Machado Vargas, servidores do TJRS, vão falar sobre “Homens e Mulheres Unidos pela Paz em Casa”. No mesmo dia começará a divulgação da campanha por meio de cartazes nos ônibus municipais.

Terça-feira (8/3), às 8h30min, marcando a data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, 40 autoridades estaduais que atuam no combate à violência doméstica serão recebidas para um café pela Corregedora-Geral da Justiça, no 7º andar do Palácio da Justiça, na Praça da Matriz, em Porto Alegre.

Uma dinâmica no Presídio Central para os homens que estão presos por envolvimento com situações de violência doméstica será realizada na quarta-feira (9/3), a partir das 10h.

Na quinta-feira (10/3), às 14h, haverá uma visita institucional de autoridades aos abrigos de vítimas de violência doméstica de Porto Alegre. Vão participar representantes da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça, do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público, do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública Estadual, da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos da Procuradoria Geral do Estado, da Delegacia Especializada da Mulher da Secretaria de Segurança Pública, da Brigada Militar, do Departamento de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado, da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS e da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa.

O encerramento da Semana será no dia 11/3, sexta-feira, às 14h, quando ocorre o Painel “Mulheres Gaúchas Dialogando com a Maria da Penha”, no auditório do Foro II da Comarca de Porto Alegre. A palestrante Maria da Penha vem a convite do TJRS e da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa.

Maria da Penha deu nome à Lei nº 11.340/2006, que pune quem agride a mulher. Ela se tornou símbolo do movimento de defesa dos direitos das mulheres por ter sido vítima da violência doméstica e por lutar pela condenação do seu agressor. Maria da Penha ficou paraplégica devido a um tiro de espingarda disparado pelo ex-marido.

A Semana da Justiça pela Paz em Casa é uma mobilização nacional, proposta pela Ministra Cármen Lúcia, 2ª Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal.

Programação

4ª EDIÇÃO DA SEMANA DA JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA – Que a paz comece em casa e se estenda pelas ruas
07 a 11 de março de 2016

6/3 – 18h30min – Pré-lançamento da campanha – Divulgação no Estádio da Arena – Jogo pelo Campeonato Gaúcho – Internacional x Grêmio

7/3 – 10h – Palestra na EPTC e divulgação da campanha por meio de cartazes nos ônibus municipais
Tema: “HOMENS E MULHERES UNIDOS PELA PAZ EM CASA”
Palestrantes: Roberto Alexandre Vucetic e Ivete Machado Vargas

8/3 – 8h30min – Café da Manhã da Corregedora-Geral da Justiça com as representantes das entidades que compõem a Rede Estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

9/3 – 10h – Dinâmica no Presídio Central para homens que se envolveram em situação de violência doméstica
Tema: “HOMENS E MULHERES UNIDOS PELA PAZ EM CASA”
Palestrante: Roberto Alexandre Vucetic e Ivete Machado Vargas

10/3 – 14h – Visita Institucional aos Abrigos de Vítimas de Violência Doméstica de Porto Alegre, com representantes da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar – TJRS, do Centro de Apoio Operacional Criminal – MPRS, Núcleo de Defesa da Mulher – DPE/RS, Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos – PGE/RS, Delegacia Especializada da Mulher – SSP, Brigada Militar – SSP/RS, Departamento de Políticas para as Mulheres – SJDH/RS e Comissão da Mulher Advogada – OAB/RS, Procuradoria Especial da Mulher – AL/RS.

11/3 – 14h – Painel: “MULHERES GAÚCHAS DIALOGANDO COM A MARIA DA PENHA”
Palestrante: Maria da Penha
Local: Auditório do Foro II da Comarca de Porto Alegre

Texto: Patrícia Cavalheiro

Acesse no site de origem: Símbolo da luta contra violência doméstica, Maria da Penha virá a Porto Alegre na Semana da Justiça pela Paz em Casa (TJRS – 03/03/2016)