SPM dá apoio para criação da Delegacia da Mulher em Bagé (SPM-RS – 27/02/2013)

Encontro entre a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado e vereadora de Bagé tem como objetivo criar a Delegacia da Mulher no município, além de consolidar outras ferramentas de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas.

A reunião que aconteceu nesta quarta-feira mostra a importância do trabalho legislativo para consolidar as políticas para as mulheres. A secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, juntamente com a assessora de Relações Institucionais e Legislativas, Fátima Maria, recebeu a vereadora de Bagé, Márcia Torres, a fim de firmar parcerias para essas políticas na região.

A vereadora que desencadeou a campanha da delegacia da mulher, já em parceria com a Coordenadoria da Mulher, teve o apoio da secretária para por em prática mais uma ferramenta no auxílio ao enfrentamento da violência.

Visto que Bagé é o sétimo município mais violento do Estado, Márcia sugeriu a implantação da Patrulha Maria da Penha. “Essa ferramente atende as medidas protetivas para que não haja um desfecho ruim, além de atender especificamente as ocorrências de agressão”, explicou.

Para a secretária, é importante que haja a insistência em consolidar essas ações a favor das mulheres e garantir a proteção e respeito delas. “É preciso não desistir de lutar por esses direitos”, disse Márcia, afirmando, inclusive, que a Delegacia de Mulheres de Bagé já está no mapa das prioridades.

Além disso, o diálogo se estendeu à capacitação de mulheres no Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A secretária sugeriu cotas para as mulheres no âmbito da construção civil. “Conquistar essa cota gera renda, pois não basta capacitar as mulheres se elas não tem onde se empregar”, analisou.

A titular da SPM e a vereadora agendaram uma audiência da Participação Popular e Cidadã na Perspectiva de Gênero para efetivar as políticas públicas para as mulheres na região da Campanha para garantirem essas conquistas na gestão.

Foto: ASCOM/SPM-RS

Acesse no site de origem: SPM dá apoio para criação da Delegacia da Mulher em Bagé (SPM-RS – 27/02/2013)