SPM da Bahia presta assistência à lavradora vítima de estupro coletivo em Barra do Choça (Gov/BA – 05/07/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A secretária estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Olívia Santana, esteve, na segunda-feira (4), no Hospital Regional de Base de Vitória da Conquista, para acompanhar e prestar apoio à lavradora que foi vítima de estupro coletivo e violência física, no último dia 24 de junho, no município de Barra do Choça. A lavradora tem 32 anos e, segundo a chefe da enfermaria da unidade de saúde, não tem previsão de alta, devido aos hematomas e ao corte profundo que levou na cabeça.

Durante a visita, a secretária ressaltou a importância do acompanhamento e acolhimento que estão sendo disponibilizados à vítima, e da luta para que os outros responsáveis pelo crime sejam presos. Olívia Santana foi acompanhada pela superintendente de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Anhamona de Brito; pela delegada titular de Barra do Choça, Gabriela Garrido, e pelo secretário de Ação Social de Barra do Choça, Jailton Ferreira.

Rede de enfrentamento

Ainda na segunda-feira, a titular da SPM participou de um encontro com órgãos que compõem a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Vitória da Conquista e Região – Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Vara da Violência contra Mulher, Comissão de Mulheres da OAB, Polícia Militar, Conselho Municipal de Mulheres, SJDHDS, Ministério Público e Território do Sudoeste.

A reunião, realizada no auditório do Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista, teve como objetivo debater as principais demandas da região relacionadas ao enfrentamento à violência contra a mulher. “Essa é uma visita inicial do Governo do Estado, por meio da SPM, à região, com o intuito de promover condições, através de parcerias com a prefeitura e o consórcio, para garantir políticas públicas para as mulheres”, destacou a Olívia.

Um dos principais pleitos apresentados pela rede foi a implantação da Operação Ronda Maria da Penha em Vitória da Conquista, demanda que já foi aprovada no Comitê Gestor da Ronda e encaminhada para a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), para deliberação. Até a primeira quinzena de agosto será realizada uma audiência pública regional no município, envolvendo diversos órgãos da rede.

Fonte: Ascom/SPM

Acesse no site de origem: SPM presta assistência à lavradora vítima de estupro coletivo em Barra do Choça (Gov/BA – 05/07/2016)