“Stalking” e “Feminicídio” são temas de palestras no V Encontro Nacional sobre Violência contra a Mulher (MPPB – 28/11/2014)

As palestras realizadas na tarde dessa quinta-feira (27) no V Encontro Nacional sobre Violência contra a Mulher abordaram o “Stalking” e o “Feminicídio”. O evento está sendo realizado realizado no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e é promovido pela Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Copevid) do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG).

V Encontro Nacional sobre Violência contra a Mulher abordaram o “Stalking” e o “Feminicídio” (Foto: MPPB)

A primeira palestra foi ministrada pela professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Luanna Tomaz de Souza, que falou sobre o “Stalking” ou perseguição obsessiva. Ela explicou que o stalking ocorre quando uma pessoa passa a perseguir sistematicamente outra pessoa.

Luanna Tomaz de Souza, que falou sobre o “Stalking” ou perseguição obsessiva (Foto: MPPB)

Segundo a professora, para ser considerada stalking, a perseguição deve estar aliada à obsessão, ser frequente e causar dano psicológico. “O stalking ocorre quando a intenção de cercear a liberdade do outro”, disse a palestrante.

A mesa foi presidida pela promotora de Justiça Dulcerita Soares e teve como debatedor o professor de Psicologia Social da UFPB, Valdiney Veloso Gouveia.

Feminicídio

O feminicídio foi o tema da segunda palestra, ministrada pela secretária executiva da Secretaria de Políticas Para as Mulheres da Presidência da República, Lourdes Maria Bandeira. De acordo com a secretária, o feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher. Ele informou que 11 países da América Latina já tipificaram o feminicídio.

A mesa foi coordenada pelo promotor de Justiça Rogério Lucase teve como debatedora a pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp, Wânia Pasinato.

Programação

Nesta sexta-feira, às 8h30, serão realizadas cinco oficinas sobre os temas: “Gênero e Masculinidades”, com Érica Canuto (UFRN) e Rúbian Corrêa Coutinho (MPGO); “Mídia e Violência Simbólica contra a Mulher”, com Ivana Battaglin (MPRS), Catarina Cecin Gazele (MPES) e Valéria Scarance (MPSP); “Relações Afetivas Contemporâneas”, com Lindinalva Rodrigues (MPMT) e Davi Câmara (MPAM); “Stalking”, com Thiago André Pierobom de Ávila (MPDFT) e Lúcia Iloizio (MPRJ); “Feminicídio”, com Anailton Diniz (MPCE), Nathalie Kiste Malveiro (MPSP) e Sílvia Chakian de Toledo Santos (MPSP).

Acesse no site de origem: “Stalking” e “Feminicídio” são temas de palestras no V Encontro Nacional sobre Violência contra a Mulher (MPPB – 28/11/2014)