Tangará: Mais de 250 inquéritos de violência contra mulher foram instaurados em 2013 (Circuito Mato Grosso – 29/12/2013)

A Delegacia de Polícia de Tangará da Serra instaurou em 2013 mais de 250 inquéritos para apurar violência doméstica e familiar contra mulher. O número foi repassado pela delegada Liliane Diogo em entrevista concedida à Rádio Pioneira. Não está incluso no número os Boletins de Ocorrências que as vítimas não representaram, ou que não deram andamento ao procedimento.

Apesar de o número ser bastante significativo, a delegada salienta que é preciso olhar pelo lado positivo. “A mulher tem sido mais corajosa e procurado seus direitos, denunciando o agressor. Considero que a violência não aumentou, mas sim as denúncias. Quando ela [mulher] se vê diante de uma Lei que a protege, lhe dita garantias e ela pode confiar que esse trabalho será bem executado, a vítima se sente mais segura e denuncia o companheiro”, afirma.

Neste ano foram registrados ainda mais de 30 homicídios e deste número, dois de mulheres vítimas de seus companheiros. Um número abaixo das expectativas pontuou a delegada, em relação às demais cidades próximas a Tangará. “Sabemos que há cidades menores que Tangará e que passam de cinco casos de homicídios mediante a violência doméstica. O município realmente apresenta um número menor que a expectativa”, afirma.

DELEGACIA DA MULHER – Uma das metas da segurança pública de Tangará da Serra é a implantação de uma Delegacia da Mulher. O projeto, conforme comunicado feito pela delegada regional Alessandrah Marquêz, conforme a Dra. Liliane, é que o projeto para a tão sonhada instalação iniciará nos meses de julho e agosto. “Já há uma área cedida pela Prefeitura Municipal. O local será formado e mobiliado e servidores da Polícia Civil serão deslocados para atender na Delegacia”, frisou.

A delegada Liliane entra de licença maternidade no começo de janeiro, para aguardar a chegada do pequeno Miguel. “Meu retorno está previsto para julho e se tudo der certo quero retornar já atendendo na Delegacia da Mulher”, ressaltou. Enquanto isso, o delegado Nelder Martins de Nova Olímpia ficará em seu lugar por dois dias e depois os delegados de Tangará [Vitor Chab e João Romano] acumularão alguns serviços do cartório da delegada Liliane.

Fonte: Repórter News

Acesse no site de origem: Tangará: Mais de 250 inquéritos de violência contra mulher foram instaurados em 2013 (Circuito Mato Grosso – 29/12/2013)