Tarso entrega veículos a 20 municípios para auxiliar na repressão à violência contra a mulher (Gov do Rio Grande do Sul – 07/08/2013)

O ato ocorreu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, marcando o sétimo aniversário da Lei Maria da Penha (Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini)

O Governo do Estado, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), entregou, na manhã desta quarta-feira (07), 20 automóveis para Centros Municipais de Referência da Mulher e casas-abrigo em municípios de todas as regiões do Rio Grande do Sul. O repasse dos veículos oficializa a instituição da Rede Lilás, com o objetivo de promover o fortalecimento dos organismos municipais de políticas para as mulheres.

O ato ocorreu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, marcando o sétimo aniversário da Lei Maria da Penha, que tornou crime a violência doméstica e familiar e os atos de agressão contra mulheres.

De acordo com o governador Tarso Genro, a ação é de grande importância para o Governo, pois possibilita a articulação das políticas públicas com todos os municípios, sem ideologias partidárias. E ainda apontou a necessidade de que todos, unidos, trabalhem em favor da defesa das mulheres. “Quando uma mulher é vítima de violência, ela não é a única atingida. Essa violência atinge toda a estrutura familiar”, disse Tarso.

Na solenidade de entrega, a titular da SPM, Ariane Leitão, destacou a importância da entrega acontecer no dia em que a Lei Maria da Penha completa sete anos de sanção. “Depois da criação da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, a instituição da Lei Maria da Penha representa a segunda maior conquista do movimento de mulheres”, afirmou.

Ariane ainda apontou o empenho do Governo Estadual em incentivar a promoção das políticas públicas para as mulheres. “Com a criação da SPM gaúcha, o governador Tarso Genro tornou clara sua posição como entusiasta da causa feminista. Com apoio e incentivo às nossas políticas, está promovendo o enfrentamento à violência em todo o Rio Grande do Sul”.

Da mesma forma que Ariane destacou a necessidade da unificação dos poderes para a real institucionalização dos dados e dos serviços de atendimento às mulheres, o governador falou sobre o fato de a Rede Lilás poder contar com o apoio de todas as gestoras e gestores para o desenvolvimento de políticas que atendam a toda a comunidade gaúcha.

Os carros fazem parte do convênio no valor de R$ 3 milhões entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. O convênio prevê ainda o repasse de kits de mobiliário e informática para mais 50 municípios.

Receberam os veículos os municípios de Canoas, Sapiranga, Gravataí, Porto Alegre, Viamão, Parobé, Lajeado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Vacaria, Imbé, Torres, Bagé, Santana do Livramento, Panambi, Três de Maio, Cruz Alta, Sagrada Família, Balneário Pinhal e Jaguarão.

Luana Mesa 

Acesse no site de origem: Tarso entrega veículos a 20 municípios para auxiliar na repressão à violência contra a mulher (Gov do Rio Grande do Sul – 07/08/2013)