Técnicos da saúde discutem formas de atendimento às vítimas de violência sexual (Pref. Teresina – 30/06/2014)

A estruturação do Sistema de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS) foi tema de reunião hoje, 30, na Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), com a participação do secretário municipal de saúde, Noé Fortes, de diretores de hospitais municipais e de representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Técnicos da saúde discutem formas de atendimento às vítimas de violência sexual

Técnicos da saúde discutem formas de atendimento às vítimas de violência sexual (Foto: Pref. Teresina)

A diretora de Assistência Hospitalar da FHT, Fátima Garcêz, explica que a rede do SUS faz o atendimento. “Todos os hospitais realizam este tipo de atendimento, mas ainda não existe um acompanhamento. O que vamos melhorar é a organização como um todo seguindo as portarias e leis do Ministério da Saúde”, adianta, informando que haverá capacitação e sensibilização para atendimentos nesses casos.

No caso das mulheres o referenciamento é na Maternidade Dona Evangelina Rosa, para as crianças e adolescentes é o Hospital Infantil e para os homens o Lineu Araújo. Conforme cada caso existe o encaminhamento que pode ser para Centro de Atendimento Psico Social, Atenção Básica ou ambulatório.

O atendimento para pacientes vítimas de violência sexual deve ser feito conforme protocolo de fluxo, referência e seguimento de atendimento da vítima e agressor.

Acesse no site de origem: Técnicos da saúde discutem formas de atendimento às vítimas de violência sexual (Pref. Teresina – 30/06/2014)