TJDFT exibe documentário sobre violência doméstica nesta quinta-feira (TJDFT – 16/08/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Nesta quinta-feira, 18/8, às 10h, o TJDFT exibirá o documentário sobre violência doméstica“Flores de Pilões” com participação da produtora e atriz Naura Schneider. O evento será realizado no Auditório da Casa da Mulher Brasileira, localizada atrás do SERPRO, no SGAN, quadra 601, conjunto “J”, Asa Norte, com apoio da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal – Assejus/DF. Na ocasião, será realizada ainda roda de conversa com mulheres do Serviço de Promoção da Autonomia Econômica das Mulheres – SPAE da Casa da Mulher Brasileira.

O documentário traz relatos de superação de mulheres vítimas de violência doméstica, que mesmo enfrentando a contrariedade e ciúmes dos maridos, não se intimidaram e seguiram em frente e, por meio do trabalho, aumentaram sua renda média em 250%. Já o SPAE é um projeto que busca alternativas de autonomia econômica e de promoção de emprego e renda para mulheres vítimas de violência doméstica. Atualmente, por meio do projeto, estão em formação 125 alunas, inscritas em quatro cursos do Projeto PRONATEC Mulheres Mil do Ministério da Educação.

O SPAE atua em duas frentes: a orientação pessoal, que consiste no diagnóstico das condições sociais e de rendimento da usuária e a busca por alternativas de autonomia econômica e inserção no mercado de trabalho; e articulação, que visa o fomento de parcerias governamentais e não governamentais para a oferta de palestras, eventos e ações que possam garantir a oferta de serviços voltados para a autonomia econômica e financeira de mulheres.

Além da produtora do documentário Naura Schneider, protagonista do filme “Vidas Partidas” sobre violência doméstica, lançado este ano, o evento contará com a participação dos juízes coordenadores do Centro Judiciário da Mulher – CJM do TJDFT, da subsecretária de Políticas para as Mulheres do GDF e da coordenadora da Casa da Mulher Brasileira.

A Semana Justiça pela Paz em Casa no DF foi idealizada pela Ministra do Supremo Tribunal Federal Carmen Lúcia, e tem como objetivo promover a cultura da paz nos lares brasileiros, coibindo com isso a violência contra a mulher. O evento acontece em todos os Tribunais de Justiça do país, de 15 a 19/8, sendo que no TJDFT a programação vai até 25/8.

Acesse no site de origem: TJDFT exibe documentário sobre violência doméstica nesta quinta-feira (TJDFT – 16/08/2016)