TJDFT promove curso sobre violência contra mulher para magistrados do DF (TJDFT – 29/10/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O TJDFT, por meio da Escola de Administração Judiciária – Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro e do Centro Judiciário da Mulher – CJM, promoveu, entre os dias 26 e 28/10, o curso “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher” para os magistrados do DF. O objetivo do curso foi discutir o fenômeno da violência doméstica e familiar contra a mulher, a fim de contribuir para uma atuação cada vez melhor na busca da proteção integral das mulheres.

A iniciativa aconteceu no âmbito da campanha nacional “Justiça pela Paz em Casa”, idealizada pela Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia. Durante o curso, foram abordados temas como: os conceitos de gênero e de violência de gênero; o histórico de deslegitimação da violência doméstica contra mulheres; a dinâmica psicossocial familiar violenta; o ciclo da violência familiar contra a mulher; os fatores de risco e de proteção e a situação de vulnerabilidade das partes; as consequências da violência doméstica e familiar para a mulher e o impacto nos procedimentos judiciais; os aspectos que levam as mulheres a permanecerem na relação conjugal; os aspectos que podem levar as mulheres a desistirem do processo e solicitarem seu arquivamento; formas de atuação do judiciário frente à desistência das vítimas.

A abertura do curso foi realizada na segunda-feira, 26/10, pela cientista social e professora da Universidade de Brasília, Lia Zanotta. Nos outros dias, os profissionais do Serviço de Assessoramento aos Juízos Criminais – SERAV Danielle Soares, Raquel Guimarães e Fabrício Guimarães deram continuidade ao curso juntamente com a professora universitária Laura Frade.

Acesse no site de origem: TJDFT promove curso sobre violência contra mulher para magistrados do DF (TJDFT – 29/10/2015)