TJES realiza ação de enfrentamento à violência doméstica e familiar no Dia Internacional da Mulher

O ônibus rosa, do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, vai estar na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, das 8 às 13 horas.

Nesta sexta-feira (08/03), data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o Poder Judiciário do Espírito Santo participa de uma ação de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Das 8 às 13 horas, o Ônibus Rosa, do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, estará em frente ao Teatro Titanic na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, durante o evento “Sempre Vivas: Mulheres enriquecidas pela vida”. Além do ônibus, o evento contará com stands de diversas secretarias municipais, debates, palestras e apresentações culturais.

A iniciativa é do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (COMDDIM), com o apoio da Prefeitura de Vila Velha e a participação de diversas entidades sociais. Quem representará o Poder Judiciário na solenidade de abertura, será a coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, juíza Hermínia Azoury.

A magistrada explicou que o objetivo da ação é conscientizar as mulheres para que possam identificar situações de violência doméstica, com a distribuição de material educativo, além de profissionais capacitados para orientá-las. Um desses materiais é o “Violentômetro”, que alerta para níveis de violência contra a mulher.

cartaz com níveis de alerta para ações consideradas violência contra a mulher

As mulheres também receberão informações sobre como, quando e onde denunciar. A juíza Hermínia lembra que o Ligue 180 é um canal gratuito e confidencial para receber denúncias de violência. No Espírito Santo, as mulheres também têm a sua disposição as Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (DEAM), além de seis Varas Especializadas em Violência Doméstica e Familiar.

Na próxima segunda-feira (11/03) começa a 13ª Edição da Semana Justiça pela Paz em Casa

Do dia 11 ao dia 15 de março, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo também realizará a 13ª Semana Justiça pela Paz em Casa. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça e acontece simultaneamente em diversos estados brasileiros, com o objetivo de promover ações de prevenção e combate à violência contra a mulher. Aqui no Espírito Santo, a solenidade de abertura será realizada no Salão Pleno do TJES e já tem presença confirmada da Conselheira do CNJ, Desembargadora Federal Daldice Maria Santana de Almeida Abertua, que vai apresentar uma palestra sobre Equipes Multidisciplinares.

Durante a Semana, o Ônibus Rosa vai estar em frente ao Fórum da Prainha, em Vila Velha, das 09h às 17h, para oferecer materiais educativos sobre a Lei Maria da Penha à população e assistência jurídica e psicológica às vítimas de violência doméstica. A semana também será dedicada a dar celeridade a processos envolvendo vítimas do sexo feminino, com a realização de mutirões de audiências e julgamentos.

Vitória, 07 de março de 2019

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle e Elza Silva | [email protected]

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br