TJPE: Inscrições abertas para capacitação do programa Mãos EmPENHAdas Contra a Violência

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) abre inscrições para a primeira capacitação do programa Mãos Empenhadas Contra a Violência. O objetivo é capacitar profissionais da área de beleza como cabeleireiros, manicures, depiladores e esteticistas de modo geral para atuarem como multiplicadores de informações sobre a violência contra a mulher e dar orientações de como se deve agir para denunciar. A apresentação do programa e o curso acontecem no dia 14 de outubro, às 9h, na Escola judicial de Pernambuco (Esmape). A inscrição é gratuita e pode ser feita através do link: https://forms.gle/nPWKbN9U7GjgwNkb7. Podem participar donos de salão de beleza e profissionais da área em geral.

A iniciativa, promovida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação Doméstica e Familiar de Pernambuco, foi originalmente lançada pelo Poder Judiciário do Mato Grosso do Sul e apresentada, em Pernambuco, no mês de agosto deste ano, com a participação da embaixadora do programa, a modelo, atriz e ativista Luiza Brunet. O ”Mãos emPENHAdas Contra a Violência” propõe a capacitação de profissionais da área da beleza para que sejam agentes multiplicadores de informação no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, identificando e orientando as clientes como combater e denunciar os abusos. O projeto já foi implantado em Tribunais de Justiça do Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Os estabelecimentos que aderirem ao “Mãos Empenhadas” recebem um “Selo” para identificação de sua parceria. A ideia do selo é de que o cliente possa identificar um salão que apoia o combate à violência contra a mulher, proporcionando uma maior visibilidade junto aos seus clientes para fortalecer a atuação no programa.

No Estado, a iniciativa conta com o apoio do Instituto Maria da Penha (IMP) e do SinBeleza Pernambuco. Na ocasião, também serão capacitadas as Defensoras dos Direitos da Cidadania, que atuam em conjunto com o poder público na criação de mecanismos técnico-pedagógicos para, conforme o artigo 1º da Lei 11.340/2006, que é coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Serviço

Primeira capacitação do projeto Mãos Empenhadas Contra a Violência

Quando: 14 de outubro de 2019

Hora: 9h

Onde: Escola judicial de Pernambuco (Esmape/TJPE), localizada na Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, s/n, Ilha Joana Bezerra, no Recife.

Por Amanda Machado

Acesse no site de origem: TJPE: Inscrições abertas para capacitação do programa Mãos EmPENHAdas Contra a Violência (TJPE, 04/10/2019)