TJRJ promove debate sobre 10 anos da LEI Maria da Penha – Rio de Janeiro, 02/08/2016

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Por dia, 405 mulheres são atendidas em alguma unidade de saúde no Brasil porque foram vítimas de violência. Uma violência que, muitas vezes, se traduz em morte. São mais de 4.700 mulheres assassinadas por ano no país. Há dez anos, a Lei número 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, veio para tentar mudar essa realidade, aumentando a punição e incentivando que, cada vez mais, os agressores fossem denunciados e punidos.

Apesar dos avanços, há um longo caminho pela frente. O Mapa da Violência 2015 mostra que pais, namorados, companheiros e, na velhice, até os filhos tornam-se os principais agressores das mulheres. A violência tem sexo, tem cor, tem idade. Mulheres negras e jovens são as que mais morrem vítimas da violência.

Para discutir como evoluir nos programas de acolhimento à mulher e na reeducação do agressor, para conversar sobre como melhorar o diálogo na sociedade e para fazer um balanço do que mudou de 2006 para cá sobre o tema, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e o Projeto Mulheres50mais realizarão, no próximo dia 2 de agosto, às 18h, o debate “10 Anos da Lei Maria da Penha: e agora?”. O evento acontecerá no Salão Histórico do I Tribunal do Júri, no Museu da Justiça – Rua Dom Manuel, 29, no Centro do Rio.

O debate contará com a presença da juíza Adriana Mello, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; da psicóloga Cecília Teixeira Soares; e da consultora Lia Blower, da Casa Menina-Moça Mulher. A mediação será da jornalista Angelina Nunes, do Mulheres50mais.

Saiba mais sobre as palestrantes:

Adriana Mello – juíza do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora do Observatório Judicial da Violência Contra a Mulher.

Cecilia Soares – Psicóloga. Implantou e coordenou o Centro Integrado de Atendimento à Mulher – CIAM.

Lia Blower – Consultora do Instituto Carlos Chagas para o projeto Menina-Moça Mulher, de atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

TJRJ_10 anos da Lei Maria da Penha

Acesse no site de origem: TJRJ promove debate sobre 10 anos da LEI Maria da Penha (TJRJ – 29/07/2016)