TJRJ se prepara para a segunda edição da campanha Semana da Justiça Pela Paz em Casa (TJRJ – 26/06/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Adriana Ramos de Mello,  se reuniu nesta sexta feira, dia 26, com dirigentes de órgãos públicos e do Judiciário fluminense para buscar parcerias para a segunda edição da Semana da Justiça Pela Paz em Casa, que acontecerá entre os dias 3 e 7 de agosto. A campanha objetiva despertar, mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a gravidade da violência doméstica contra a mulher.

Na reunião, foram discutidas as possibilidades de serem criados novos projetos com foco na mulher e, também, de diversificar os formatos de comunicação sobre a Lei Maria da Penha, para que se adequem às diversas faixas etárias do publico alvo.

Além da iniciativa da campanha, que tem como objetivo agilizar os processos de violência de gênero, será organizada no dia 15 de agosto, uma ação social voltada para o público feminino. Neste dia serão oferecidos serviços jurídicos, de saúde e de beleza e regularização de documentação. A primeira unidade móvel do Juizado da Violência Doméstica, inaugurada recentemente em Campos, também estará à disposição.

Estiveram presentes na reunião representantes do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, RioSolidário, Secretaria de Políticas para Mulheres do Município, Subsecretaria para Mulheres do Estado, Masan, e alguns setores do TJRJ, como o Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (DEAPE), Diretoria-Geral de Apoio aos Órgãos Jurisdicionais (DGJUR) e Departamento de Apoio e Assessoramento Técnico aos Órgão Colegiados (DEACO).

O encerramento da Campanha Justiça Pela Paz em Casa vai acontecer na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) nos dias 20 e 21 de agosto com o Seminário Internacional de Violência de Gênero e Feminicídio.

Sobre a campanha

Com uma série de iniciativas, a campanha ‘Justiça pela Paz em Casa’, liderada pela ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, almeja resolver o maior número de casos de violência de gênero. Para isso, magistrados fluminenses que atuam nos 11 Juizados Especiais de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher em todo o estado irão priorizar a realização de audiências de instrução e julgamento, assim como os tribunais de júri, que vão intensificar a realização de julgamentos.

Acesse no site de origem: TJRJ se prepara para a segunda edição da campanha Semana da Justiça Pela Paz em Casa (TJRJ – 26/06/2015)