TJRJ vai realizar seminário internacional sobre violência de gênero (TJRJ – 27/10/2016)

A Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e o Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero promovem, nos dias 3 e 4 de novembro, o Seminário Internacional sobre Violência de Gênero. O evento vai reunir magistrados, acadêmicos e especialistas para discutir problemas contemporâneos como tráfico de mulheres, violência contra mulheres na internet e contra transgêneros e direito de política de gênero no Brasil, entre outros temas.

O seminário contará com a participação de três pesquisadoras espanholas, especialistas em pesquisas sobre tráfico de pessoas (Maria Luiza Maqueda), assédio (Patrícia Laurenzo) e violência sexual (Encarna Bodelón). Também estão confirmadas como palestrantes as professoras Giovana Xavier, que abordará o tema as negras e a cultura do estupro; Luise Bello, que vai falar sobre cyberbulling e a violência contra as mulheres na internet e Dimitri Dimoulis, debatendo sobre violência contra transgêneros.

A professora espanhola da Universidade Autónoma de Barcelona, Encarna Bodelón, ministra a palestra de abertura do seminário, no dia 3 de novembro, às 9 horas, abordando o tema “Tratamento Jurídico da Violência Sexual”. Como debatedora, participa a professora da Faculdade de Direito da UFRJ, Ana Lúcia Sabadell.

Durante os dias de seminário os debates serão realizados nos quatro painéis programados: “Gênero e Sistema de Justiça Penal”, “O Tráfico de Mulheres para fins de Exploração Sexual”, “As Várias Formas de Violência contra a Mulher” e “O Direito da Política de Gênero no Brasil”.

A ex-ministra de Política para Mulheres, Nilcéa Freire apresenta a palestra de encerramento, no dia 4 de novembro, às 17h30min, abordando o tema “Gênero, Políticas Públicas e Violência”.

Confira a programação completa do seminário, clique aqui. http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2016/seminario-internacional-sobre-violencia-de-genero.html

JM/FB

Acesse no site de origem: TJRJ vai realizar seminário internacional sobre violência de gênero (TJRJ – 27/10/2016)