TJSE e Fecomércio estabelecem parceria para combate à violência contra a mulher (TJSE – 15/07/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A violência contra a mulher é um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade nos tempos atuais. A mulher é vítima de vários tipos de ações que são consideradas violentas e que acabam com sua qualidade de vida, culminando em extremidades como o fim da própria vida da mulher. As marcas que afetam a vida das mulheres vítimas de violência vão além dos hematomas provocados pelas agressões físicas. Atingem a alma e afetam não apenas a vítima, mas todo o seu círculo familiar. A prática da violência não é solução para nenhum problema, em qualquer circunstância.

TJSE e Fecomércio estabelecem parceria para combate à violência contra a mulherPensando nisso, a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), desenvolveu várias campanhas em formato de parceria com entidades da sociedade para o combate à violência contra a mulher em Sergipe, por meio de ações e projetos que visam a prevenção de ocorrências contra as mulheres do estado. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE), foi convidada a participar das ações e campanhas realizadas pela Coordenadoria da Mulher do TJSE, se engajando no movimento que visa conscientizar a população a impedir a prática da violência, seja de qual forma for.

De acordo com a representante da Coordenadoria da Mulher, Vânia Barbosa, a mulher sofre vários tipos de violência. A modalidade física e sexual são as mais conhecidas, pois são as mais denunciadas para a Justiça. Entretanto, existem práticas vilipendiosas que afetam a mulher em vários sentidos, como a violência moral, psicológica e patrimonial, que tacitamente afetam a vida da mulher, devido às ocorrências em seu cotidiano.

As ações da Coordenadoria da Mulher, em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe se estenderão por ações conjuntas de comunicação interna e externa, a ser realizado pela assessoria de comunicação, desenvolvimento de campanhas de prevenção e combate à violência por meio de workshops e palestras sobre o tema e atuação direta junto à sociedade com participação da Fecomércio nas ações da Coordenadoria da Mulher do TJSE.

Segundo o superintendente da Fecomércio, Alexandre Wendel, a Fecomércio participará de forma engajada na atuação das campanhas realizadas pelo Tribunal de Justiça, prevenindo e combatendo a violência contra a mulher em Sergipe.

“Temos que promover o respeito à mulher, para que façamos uma sociedade melhor para toda a população. Toda forma de violência contra a mulher afeta todo o círculo familiar, estimulando ainda mais problemas na base da sociedade, que é a família. Temos que promover a paz nas casas das famílias, pois lá, de forma silenciosa, é onde ocorre o maior número de casos de agressões contra as mulheres e também a violência que não deixa marcas físicas, mas as psicológicas e morais”.

A Coordenadoria, dirigida pela juíza Isabela Sampaio Santana, irá realizar ações em sintonia com a Coordenadoria Nacional, no mês de agosto, considerado o mês de combate à violência contra a mulher. As ações já desenvolvidas pela coordenadoria em Sergipe têm o foco de promover o conhecimento às mulheres dos tipos de violência sofridos e como combate-los.
Alexandre Wendel destacou que, infelizmente, a prática da violência contra a mulher não escolhe quem será a vítima. Ela está presente em todos os segmentos sociais.

“A violência não tem classe social, não tem cor, não tem nível educacional ou funcional, ela acontece até mesmo em nossa frente, das mais variadas maneiras e isso tem que acabar. Temos que mudar a formação da consciência do cidadão, para que a violência praticada não seja absorvida em silêncio, e sim denunciada quando ocorrer, mas que ela não exista nos lares sergipanos”.

Com Informações Ascom/Fecomércio

Acesse no site de origem: TJSE e Fecomércio estabelecem parceria para combate à violência contra a mulher (TJSE – 15/07/2016)