TJSP: Comesp reúne informações sobre rede para atender mulheres em situação de violência em São Paulo

Dados sobre delegacias, serviços jurídicos e centros de referência especializados podem ser consultados pela localização no mapa da cidade e do Estado de São Paulo.

A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp) reuniu informações sobre todos os serviços voltados a mulheres vítimas de violência oferecidos pelos integrantes da Campanha Compromisso e Atitude no Estado de São Paulo. A proposta é facilitar seu acesso pela população via internet, democratizando, assim, a informação aos cidadãos e cidadãs. Para tal, os serviços podem ser encontrados por meio de sua localização nos mapas do Estado e da cidade de São Paulo.

A adesão do Estado à Campanha Compromisso e Atitude foi celebrada em março deste ano por meio de um termo de cooperação técnica. O levantamento dos equipamentos existentes pelos signatários do acordo – Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Governo Estadual, Assembleia Legislativa e Executivo Municipal, Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil – fez parte das ações realizadas no âmbito da Campanha nos seus primeiros seis meses, apresentadas pelos integrantes em um seminário em setembro.

Conhecer o campo em que o trabalho conjunto seria desenvolvido foi o primeiro desafio assumido pelos representantes das instituições na Campanha, segundo a desembargadora Angélica de Maria Mello de Almeida, coordenadora da Comesp.

“Nós tivemos o cuidado de fazer um levantamento dos equipamentos que podem atender uma mulher em risco de violência, porque em um primeiro momento precisamos ter pelo menos um retrato do que a Cidade e o Estado oferecem. Só o fato de você conhecer a sua casa já é um passo adiante – que parece pequeno, mas não é, uma vez que a falta desse retrato, na prática, representa uma grande barreira”, conta a juíza.

Clique nas imagens para acessar as informações no site da Comesp:

COMESP_rede na cidade

 

COMESP_rede no estado