TJTO assina convênio com faculdades para formação de equipes multidisciplinares junto às Varas da Violência Doméstica (TJTO – 31/08/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargador Ronaldo Eurípedes, assinou convênio na manhã desta segunda-feira (31/8) com o Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA e o Centro Universitário Unirg, com o objetivo de formar equipes multidisciplinares para atuarem em causas decorrentes de violência doméstica e familiar contra a mulher, direito de família e infância e juventude.

Pelo convênio, serão encaminhados jurisdicionados para atendimento junto aos Núcleos de Práticas dos cursos de graduação em Direito, Psicologia e Serviço Social dos respectivos Centros Universitários, através de estágio curricular supervisionado e obrigatório, não remunerado, de cada instituição de ensino superior.

Assinou pelo Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA, o reitor Adriano Chiarani da Silva e pelo Centro Universitário Unirg o presidente da Fundação Unirg, Sávio Barbalho e a reitora do Centro Universitário, Lady Sakay.

O presidente do TJTO disse que a assinatura do convênio é um avanço tanto para as faculdades quanto para a sociedade. “As faculdades, com uma mão-de-obra jovem, interessada no assunto, contribuirão significativamente para diminuir o impacto da demanda nas varas especializadas. Com essa parceria vamos apresentar para a sociedade um resultado ainda mais efetivo”, afirmou.

Segundo o desembargador Eurípedes Lamounier, Corregedor Geral de Justiça do Estado do Tocantins, presente na assinatura o trabalho multidisciplinar já vem sendo desenvolvido junto às Varas de Violência Doméstica. “Agora”, esclarece, “a ministra Carmem Lúcia, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, encampou essa causa no programa Justiça pela paz em casa, que vem somar em todos os aspectos. Porque não basta apenas julgar o fato e conceder uma medida protetiva e as partes ficarem desassistidas”.

Já Adriano Chiarani, reitor do Ceulp/Ulbra, disse que “nós percebemos essa parceria como algo muito promissor e que vem unir os cursos de direito, psicologia e serviço social em prol do bem comum, cujo objetivo é a paz nas famílias. Com certeza como instituição, somos parceiras do Tribunal em prol do bem comum das pessoas”.

Para Lady Sakay, reitora da Unirg, “a iniciativa do Tribunal de Justiça vem ao encontro da necessidade que as instituições de ensino têm hoje de ampliar e aproximar a Universidade dos campos de atuação dos profissionais que nós formamos. Atende a uma necessidade da própria instituição, de formar melhor o seu aluno e de formá-lo mais próximo da realidade possível, ampliando os campos de atuação desse acadêmico”.

Luiz Pires

Acesse no site de origem: TJTO assina convênio com faculdades para formação de equipes multidisciplinares junto às Varas da Violência Doméstica (TJTO – 31/08/2015)