‘Tolerância será zero’, diz delegada sobre agressões a mulheres no PI (G1/Piauí – 24/06/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Delegada Anamelka Cadena inaugurou nesta sexta (24) nova especializada. No mesmo local funcionará o Núcleo de Feminicídio e Força Tática do 6ºBPM.

Teresina ganhou nesta sexta-feira (24) uma nova Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam) instalada no Centro Social Urbano (CSU) do Parque Piauí, Zona Sul da capital. No mesmo prédio funcionará o Núcleo de Feminicídio do Piauí, responsável pelas investigações de assassinatos contra mulheres no estado. Na oportunidade, a delegada Anamelka Cadena, prometeu “tolerância zero aos agressores”.

Deam Sul vai atender às mulheres de 24 bairros vítimas de agressão (Foto: Beto Marques/G1)

Deam Sul vai atender às mulheres de 24 bairros vítimas de agressão (Foto: Beto Marques/G1)

“A impunidade alimenta a reincidência. Aqui nossa tolerância será zero a essas práticas. Durante o inquérito, nessa fase pré-processual as liberdades estão sendo cerceadas, pois entendemos que eles têm que responder pela responsabilidade, para que não venham a cometer novamente”, assegurou a delegada Anamelka Cadena, titular da Deam Sul e coordenadora do Núcleo de Feminicídio.

A delegada acredita que pode haver uma subnotificação dos casos de violência doméstica, uma vez que as vítimas não tinham acesso a uma delegacia especializada na região, tendo que se deslocar ao Centro. São 24 bairros que passam a ser de responsabilidade da nova delegacia.

Delegada Anamelka Cadena será titular da nova delegacia  (Foto: Beto Marques/G1)

Delegada Anamelka Cadena será titular da nova delegacia (Foto: Beto Marques/G1)

“Vamos ter uma atuação no que tange os casos de violência doméstica na região sul que eram atendidos pela Delegacia da Mulher do Centro. O atendimento se torna acessível às vítimas. Estamos considerando também os pontos críticos e permitiu que se fizesse essa redistribuição para ter o atendimento otimizado”, disse Anamelka Cadena.

A companhia da Força Tática do 6º BPM também foi instalada no local e dará reforço à Deam. Uma equipe específica atuará nesta unidade, sendo a maioria mulheres, o que facilita o atendimento às vítimas. Além da sala para o registro da ocorrência, o espaço conta ainda com uma brinquedoteca e salas de atendimento psicossocial.

Haldaci Regina destacou importância de denúncias  (Foto: Beto Marques/G1)

Haldaci Regina destacou importância de denúncias (Foto: Beto Marques/G1)

Para a coordenadora estadual de políticas para mulheres, Haldaci Regina, o estado do Piauí tem sido referência no atendimento às mulheres vítimas de violência. Ela ressaltou a importância das denúncias serem feitas nas delegacias especializadas.

“Essa delegacia vai dar um passo de conscientização aos homens e às mulheres. Tivemos passos positivos no Piauí e só perdemos para o Distrito Federal no número de denúncias. As mulheres devem continuar denunciando”, destacou Haldaci Regina.

A promotora Amparo Paz, coordenadora do Núcleo de Defesa das Mulheres Vítimas de Violência Doméstica (Nupevid) considera importante a abertura de uma nova delegacia e, sobretudo, a aproximação dos órgãos de segurança pública nos bairros de Teresina.

“Uma delegacia especializada no bairro oferece mais proteção e encoraja as mulheres vítimas a denunciarem. A denúncia é importante para enfrentarmos a violência contra a mulher”, destacou a coordenadora do Nupevid.

Novas Deams

A Zona Leste de Teresina deverá ser a próxima beneficiada com uma delegacia especializada ao atendimento às mulheres. Atualmente, as vítimas da região devem buscar atendimento na Deam Sudeste, localizada no bairro Dirceu I.

No interior do Piauí, o município de Bom Jesus, onde já foram registrados casos de estupro, deve, também ser contemplado com uma Deam.

Onde encontrar uma Delegacia da Mulher:

DEAM SUL
Endereço: Rua Marechal Hermes da Fonseca – Praça da Integração / Bairro Parque Piauí
DEAM CENTRO
Endereço: Rua 24 de janeiro, 500 – Centro/Norte
Telefone: (86) 3222-2323

DEAM NORTE
Endereço: Rua Bom Jesus – Bairro Buenos Aires
Telefone: (86) 3225-4597

DEAM SUDESTE
Endereço: Anexo do 8º Distrito Policial – Bairro Dirceu I
Telefone: (86) 3216-1572

Beto Marques
DO G1 PI

Acesse no site de origem: ‘Tolerância será zero’, diz delegada sobre agressões a mulheres no PI (G1/Piauí – 24/06/2016)