Tráfico de pessoas é tema de debate em São Paulo (Ministério do Turismo – 29/04/2014)

Com o objetivo de combater o tráfico de pessoas e gerar ações que mobilizem a população e as autoridades para o tema, inclusive para a Copa do Mundo, o secretário de Coordenação-Geral de Proteção à Infância (TSI) e conselheiro Nacional do Turismo, Adelino Neto, participa, nesta quinta-feira (29), da II Reunião do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONATRAP), em São Paulo (SP). O encontro reúne 26 membros do Governo Federal e da sociedade civil, entre eles membros do Ministério da Justiça (MJ) e Secretaria de Direitos Humanos (SDH/PR).

O tráfico de pessoas é um crime caracterizado pelo recrutamento, transporte, transferência, alojamento ou acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou ao uso da força. A vítima pode ser coagida pelo trabalho escravo, exploração sexual ou até servidão. Segundo registros oficiais de órgãos policiais, pelo menos 475 pessoas, no período de 2005 a 2011, foram vítimas do tráfico. A maioria é de mulheres com idade entre 18 a 29 anos e adolescentes.

Segundo Adelino, é preciso estar atento a esse crime, principalmente durante o período da Copa. Dados do Ministério do Turismo apontam que durante o Mundial estarão circulando pelo país 3,7 milhões de turistas, brasileiros e estrangeiros.

COMIGRAR – Ainda em São Paulo, Adelino participa da 1ª Conferência Nacional de Migrações e Refúgio (COMIGRAR). Mais de 400 delegados e observadores irão aprofundar as recomendações para as políticas públicas no âmbito dos direitos humanos de migrantes e refugiados.

Serão debatidas questões como a igualdade de tratamento e acesso a serviços e direitos, a inserção social, econômica e produtiva; a cidadania cultural e reconhecimento da diversidade; a abordagem de violações de direitos e meios de prevenção e proteção e a participação social e cidadã e a transparência de dados.

Acesse no site de origem: Tráfico de pessoas é tema de debate em São Paulo (Ministério do Turismo – 29/04/2014)