Tribunal de Justiça da Paraíba lança projeto “Mulher Merece Respeito” (TJPB – 08/03/2013)

(Foto: TJPB)A presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Fátima Bezerra Cavalcanti, lançou na manhã desta sexta-feira (8) o projeto “Mulher Merece Respeito” e a pedra Fundamental do Memorial da Mulher, onde funcionará, também o 1º e 2º Juizado de Violência Doméstica. A presidente informou que o próximo passo será abrir o processo de licitação para a recuperação do prédio pertencente ao Poder Judiciário, localizado na Rua das Trincheiras nº134, em Jaguaribe, e construção de outros ambientes, para abrigar a Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

“Hoje nós plantamos um sonho, o de transformar este casarão em um local para acolher mulheres. Vamos usar esse patrimônio de duas formas, unindo o antigo e o moderno, a história e a realidade em favor da mulher”, declarou a presidente Fátima Bezerra durante a solenidade.

A desembargadora revelou que a “ideia” é criar o Memorial da Mulher e, na parte de trás do prédio, onde existe um vasto terreno, construir e instalar a Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, que hoje funciona num prédio cedido pela UFPB.

“Embora cedido com muito boa vontade pela UFPB, o atual prédio não atende as necessidades da Vara da Violência Doméstica. Então nós hoje lançamos a pedra fundamental e vamos deflagrar o processo de licitação, para que num período muito em breve, tenhamos aqui um memorial. Ao mesmo tempo, nós vamos trazer a funcionalidade de varas modernas bem aparelhadas para atender às mulheres vítimas de violência doméstica. Mulheres agredidas, sofridas, que precisam de todo o nosso apoio. De toda a nossa proteção”, reforçou.

O desembargador Marcos Cavalcanti, que preside a Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário, afirmou ficar muito feliz com a criação do Memorial da Mulher. Lembrou que o prédio histórico havia sido adquirido pelo Tribunal de Justiça para a instalação do Memorial do Poder Judiciário que, em princípio, pensava em trabalhar um conteúdo aleatório.

Mulher Merece Respeito
Após o lançamento da pedra fundamental do Memorial, foi lançado o projeto “Mulher Merece Respeito”, que terá seguimento na noite desta sexta-feira (8), conforme informou a presidente Fátima Bezerra. O projeto percorrerá todos os bairros de João pessoa, sob a coordenação da juíza Rita Cássia, com a realização de palestras sobre a Lei Maria da Penha.

A presidente Fátima Bezerra informou que o projeto contará com apoio logístico do Poder Judiciário. “Temos um carro adesivado com esse nosso primeiro projeto que é oferecido à comunidade de João Pessoa. Nós vamos dar início hoje à noite. Visitaremos todos os bairros da Capital. As associações de bairro, conselhos tutelares com palestras, explicações e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. Visamos com isso, divulgar a Lei Maria da Penha, para que a população toda conheça a lei”. Afirmou.

A desembargadora revelou que recente pesquisa mostra que 98% das pessoas já ouviram falar nessa lei. “O nosso intuito é saber que a lei existe para ser aplicada”, declarou.

Por fim, o padre José Carlos Serafim da Paróquia Nossa Senhora de Fátima proclamou o Evangelho do Dia, fez uma reflexão e, em seguida, deu uma bênção especial ao local. A solenidade contou com a participação de magistrados, servidores e convidados.

Gecom – Eloise Elane

Acesse no site de origem: Tribunal de Justiça lança projeto “Mulher Merece Respeito” e pedra fundamental de Memorial (TJPB – 08/03/2013)