Tribunal de Justiça: Ejud realiza 10 cursos na segunda semana de agosto (Aquiduana News – 17/08/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Sempre  buscando atualizar os conhecimentos dos servidores do Poder Judiciário de MS e melhorar a prestação jurisdicional, o Tribunal de Justiça, por meio da Escola Judicial, realizou esta semana 10 cursos, entre as modalidades presencial e a distância.

Cerca de 250 servidores foram capacitados na modalidade a distância com os cursos de Processo Penal, Introdução ao Direito da Infância e Juventude, Capacitação Gerencial, com 30 horas-aula cada, e o curso Ética: uma questão de escolha, com 20 horas-aula.

Cada curso abordou os princípios da área, conhecimentos e noções sobre infância e juventude frente ao contexto histórico, formação e desenvolvimento dos gestores públicos e discussões sobre as escolhas no âmbito profissional, tendo a ética como pano de fundo.

Ainda na modalidade a distância, 50 servidores estão usufruindo de curso de gramática, a fim de dirimir dúvidas relacionadas à língua portuguesa e as novas regras gramaticais quanto ao uso do hífen. O curso tem 10 horas-aula e é autoinstrutivo.

Na modalidade presencial, cerca de 60 pessoas participaram de cinco cursos, sendo um deles o Leader Coach Training para 17 servidores da Secretaria do Tribunal, com 20 horas-aula, visando desenvolver, treinar e capacitar para utilização do coaching como cultura organizacional e estilo de liderança, além de modelo para resultados sustentáveis e filosofia de trabalho, com foco no resultado e desenvolvimento contínuo da equipe.

Ministrado para 24 pessoas, por 6 horas-aula, a 3ª turma do treinamento sobre o Sistema de Controle de Documentos e Processos Administrativos (SCDPA) objetivou capacitar os servidores nos conceitos básicos e operação do sistema, melhorando o acompanhamento de processos e documentos desde o cadastro até o arquivamento.

Não se pode esquecer do curso de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, com 16 horas-aula, visando capacitar e aperfeiçoar agentes públicos em conhecimentos gerais, procedimentos e orientações acerca da execução, gestão e fiscalização de contrato administrativo, do qual participam quatro servidoras.

Destaque-se também a 1ª turma do treinamento sobre Procedimentos da Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, com 12 horas-aula, permitindo que 12 servidores do Poder Judiciário compreendam a importância dos procedimentos relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher, conheça o procedimento das medidas protetivas de urgência, as disposições penais e processuais penais da Lei nº 11.340/2006 e estejam aptos a executar os atos judiciais.

Quatro servidoras do Poder Judiciário de MS participaram do curso sobre Concessão, Cálculos, Alterações e Revisões de Proventos de Aposentadorias e Pensão do Servidor Público e dos Beneficiários nos Regimes Próprios de Previdência na Visão dos Tribunais de Contas, ministrado em São Paulo, com 24 horas-aula. Neste foram oferecidos conhecimentos que possibilitam a aplicação correta das normas inerentes aos procedimentos concessórios e de cálculos de proventos de aposentadoria e pensões civis no serviço público.

Para o diretor-geral da Ejud, Des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso, todos os cursos são importantes por abordarem temas de relevância e que afetam diretamente o dia a dia de trabalho dos servidores. Contudo, ele destacou o de violência doméstica, lembrando que a justiça é dinâmica.

“Esse assunto não existia em cursos há cerca de três anos e a dinamicidade que se dá aos casos da justiça também são atualizadas pela Escola Judicial. O TJMS, atendendo determinação do presidente, faz com que sintamos o interesse e a necessidade do juiz de primeiro grau e projetamos o curso. Assim, temos 12 servidores de oito comarcas participando da primeira turma de um curso que trata especificamente de casos referentes à Lei Maria da Penha”.

Ao todo, cerca de 300 pessoas receberam cursos e treinamentos que vão ampliar seus conhecimentos profissionais e impactar positivamente na prestação jurisdicional.

Acesse no site de origem: Tribunal de Justiça: Ejud realiza 10 cursos na segunda semana de agosto (Aquiduana News – 17/08/2015)