Trindade recebe patrulha de atendimento especial à mulher (Diário de Goiás – 01/06/2017)

O município de Trindade recebeu a Patrulha Maria da Penha. O trabalho, que entra em vigor da Lei Maria da Penha, foi levado para 20 municípios Goianos. Até agora, apenas alguns municípios contam com o atendimento especial a mulher, como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Posse, Águas Lindas, Anápolis, Cidade de Goiás e atualmente Trindade. A inauguração aconteceu no auditório da Academia de Polícia Militar em Goiânia, com a presença do Major Ênio Hans, comandante do 22º Batalhão Terra Santa e com a titula da Delegacia de Atendimento à Mulher de Trindade, Renata Vieira da Silva Freitas.

A Patrulha Maria da Penha, que é um projeto pioneiro da Polícia Militar, criando em 2015, teve início na região noroeste de Goiânia e agora, se estende para toda a região metropolitana da capital. O objetivo é promover o atendimento qualificado às mulheres vítimas de violência e apoiar o cumprimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha.

As equipes compostas por três policiais militares, sendo duas mulheres fazem rondas e atendem ao chamado de mulheres vítima de violência. O grupo recebeu treinamento específico para fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas determinadas pelo Poder Judiciário. Segundo a prefeitura de Trindade, a presença de mulheres no atendimento faz com que as vítimas se sintam menos constrangidas e mais acolhidas ao contar o que aconteceu.

A patrulha tem a intenção de realizar o atendimento adequado de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, além de fazer o acompanhamento daquelas que estejam sob a tutela de medidas protetivas de urgência expedidas pela justiça.

A prefeitura acredita que a Lei Maria da Penha tenha representado uma grande mudança no Estado de Goiás, pois os crimes contra a mulher começaram a ser tratado de forma diferente, a partir do início da vigência deste diploma legal, com maior vigor penal no Brasil.

De acordo com a titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Trindade, Renata Vieira, o atendimento da Patrulha será mais próximo da vítima. Pois, ele oferece um suporte mais especial e mais eficiente. “A Patrulha terá o papel de proteger e garantir as medidas protetivas já aplicadas”, conta a delegada.

Para Renata, o atendimento à mulher agora será mais ágil. “A mulher pode ligar e solicitar a patrulha e ela terá seus direitos garantidos”, acrescenta. 

Acesse no site de origem: Trindade recebe patrulha de atendimento especial à mulher (Diário de Goiás – 01/06/2017)